Prosseguindo com a temporada Movimentos Sociais, neste episódio, exploraremos a dinâmica do envolvimento de mulheres na elaboração de políticas públicas, acordos internacionais e protocolos de aprovação. Abordaremos a construção coletiva desse percurso, examinando os obstáculos enfrentados pelas comunidades tradicionais ao participarem desses diálogos. Além disso, destacaremos como as mulheres indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais oferecem valiosos insights sobre consentimento e sua relação com as políticas públicas.
Convidadas:
Cristiane Julião, povo Pankararu. Graduada em Geografia. Mestre e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, pesquisa sobre Antropologia Jurídica Nacional e Internacional voltada aos direitos humanos, aos povos indígenas e ao meio ambiente. Faz parte da APIB; é co-fundadora da ANMIGA; É mulher sertaneja, pernambucana, nordestina, caatingueira.
Priscylla Joca é professora na Faculdade de Direito "Lincoln Alexander School of Law" na universidade "Toronto Metropolitan University" (Canadá). Doutora em Direito pela Universidade de Montreal e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas em direitos socioambientais, pluralismo jurídico e direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais em perspectivas internacional e comparada (Brasil-Canadá).
Caleidoscópio
- Observatório de Protocolos Comunitários
- Site ANMIGA - Mulheres Indígenas
- Obras de Foucault
- O grande cerco da paz de Antônio Carlos de Souza Lima
- Pacificação e tutela militar na gestão de populações e territórios de João Pacheco de Oliveira
- Instagram de Abyayalese
- Instagram de Daiara Tukano
- Músicas de Djuena Tikuna
- Conhecer o Feminismo Comunitário e a obra de Julieta Paredes e Esperanza Tubac
- Amanhã não está a venda de Ailton Krenak
- Livros da autora Jarid Arraes
- Podcast Copiô Parente
- Podcast Papo de Parente
Apoie o Olhares em padrim.com.br/olhares
Olhares Podcast, só de ouvir, dá pra ver que é diferente!