Filosofia Pop

Nov 23 2020 81 mins 84.8k

Podcast sobre Filosofia com pitadas de referências culturais. Marcos Carvalho Lopes e Murilo Ferraz recebem convidados e conversam sobre temas filosóficos.





#111 – Conversações filosóficas, Caio Souto
Nov 23 2020 79 mins  
Recebemos o filósofo Caio Souto para falar sobre seu projeto Conversações Filosóficas. Caio Souto é doutor em Filosofia pela UFSCar com estágio doutoral na Sorbonne-Panthéon Paris-I, Mestre em Filosofia pela UFSCar, Graduado em Filosofia pela UNIFRAN e Graduado em Direito pela PUC-SP. Atualmente é Professor de Filosofia pela UEAP. Tem experiência de pesquisa na área de filosofia contemporânea, com ênfase na reflexão sobre a modernidade e sobre o conceito de Aufklärung, em especial a partir de autores como Georges Canguilhem, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche. O projeto das Conversações Filosóficas surgiu no início do isolamento social provocado pelo novo coronavírus, em março de 2020. Com a impossibilidade de ministrar aulas presenciais, surgiu a ideia de conversar com pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e disponibilizar as conversas nas redes sociais para que pudessem ter um amplo acesso. Todos os 26 Estados-membros da nação, mais o Distrito Federal, já tiveram ao menos um representante nas Conversações Filosóficas. Também conversamos com pessoas no Japão, Austrália, África, Estados Unidos, América Latina e em diversos países da Europa. Veja mais em: http://www.caiosouto.com/ O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#110 – Filosofia da literatura africana, Luis Kandjimbo
Nov 16 2020 133 mins  
Esse é o nosso episódio número 110 e recebemos o professor Luis Kandjimbo para falar sobre “Filosofia da literatura africana”. Luis Kandjimbo Luis Kandjimbo é mestre em Filosofia Geral e doutorado em Estudos de Literatura. Escritor, ensaísta e crítico literário, é membro da União dos Escritores Angolanos, da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (Brasil) e membro da Associação para o Estudo das Literaturas Africanas (França). É igualmente membro do Comité Científico Internacional da UNESCO para a Redação do IX volume da História Geral de África. Professor Associado do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola onde leciona Argumentação e Hermenêutica. É colaborador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Membro da Academia Angolana de Letras. [Produção científica do investigador] O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.



#108 – Afrocentricidade, Ergimino Mucale
Nov 02 2020 78 mins  
Ergimino Mucale Esse é o nosso episódio número 108 e recebemos o professor Ergimino Mucale para falar sobre “Afrocentricidade”. O professor Ergimino Mucale é moçambicano, Possui mestrado em Mestrado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane (2017) e Atualmente é Docente nesta mesma universidade. Publicou o livro Afrocentricidade Complexidade e Liberdade que é o mote de nossa conversa.   O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais. È o caso do episódio de hoje que faz parte  de uma série de entrevistas  que de forma intermitente estamos fazendo com pessoas que desenvolvem a filosofia africana nos PALOP. Esta série denominamos Djemberém. Djemberém é um espaço em que se exerce a palavra (palavre) em busca de construção de consenso que restaurem a harmonia da comunidade. O podcast filosofia pop está presente em outros canais da internet. Você pode encontrar os episódios, mais textos e informações no site filosofiapop.com.br Tcholonadur é um projeto de entrevistas com pessoas que desenvolvem a filosofia africana fora dos espaços da lusofonia. O processo de entrevistas e tradução ainda está ocorrendo e os resultados devem ser publicados durante o próximo ano na página filosofiapop.com.br. No entanto, durante esse mês de Novembro, como uma forma de também comemorar o mês da consciência negra, disponibilizaremos semanalmente nas quartas-feiras (dia 4, 11, 18 e 25) as primeiras entrevistas deste projeto.  Extra: canção “Integração”, do botAfala Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.




#105 – Drummond, com Gilberto Mendonça Teles
Sep 28 2020 83 mins  
Recebemos o poeta e crítico Gilberto Mendonça Teles para falar sobre “Drummond”. Esse diálogo foi gravado em 2018, no apartamento de Gilberto Mendonça Teles no Rio de Janeiro. Em casa, em sua biblioteca, rodeado de livros, a conversa ganha o ritmo deste espaço, com referências a livros, que são objeto de citação, referência e memória de outros livros. Na conversa, Gilberto cita alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. E faz questão de ler três poemas de Drummond “O ser”, “Canto órfico” e “O rapto”. Na abertura deste episódio voc~e ouviu um trecho da canção Inspiração, interpretada por Ney Matogrosso e Pedro Luiz e a Parede no álbum Vagandundo. Essa canção tem música de Pedro Luis em cima de um poema de Gilberto Mendonça Teles. Antes da pauta principal, a atriz Maria Elisa interperta duas parte do poema Balance Universitário de Gilberto Mendonça Teles;  a parte 1, chamada balance e a parte 5, denominada reunião. Fechando este episódio Maria Elisa nos traz os poemas “Pedras” e Declinação, ambos de Gilberto Mendonça Teles.     Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.





#101 – Filosofia africana: filodramática, com Filomeno Lopes
Aug 24 2020 103 mins  
Recebemos o filósofo Filomeno Lopes para falar de Filosofia africana: filodramática. Filomeno Lopes é originário da Guiné-Bissau; é Jornalista da Rádio Vaticano; Doutor em Filosofia e Ciências de Comunicação Social e Licenciado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Entre as mais recentes obras: E Se a África desaparecesse do Mapa Mundo?, Uma reflexão filosófica (2009); Da mediocridade à excelência. Reflexões filosóficas de um imigrante africano (2015); Filodramática: os Palop, entre a filosofia e a crise de consciência histórica (2019). EXTRA: botAfala – Carta Podcast Vozes da UNILAB: série especial – episódio 002 – COVID-19, pan-africanismo e racismo : entrevista com Filomeno Lopes botAfala: ocupando a Casa Grande baixe o livros e as canções do botAfala Mais links: Entrevista de Filomeno Lopes para a Revista Capoeira – Humanidades e Letras (2017): http://www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/ojs-2.4.5/index.php/capoeira/article/view/69/66 sobre o cantor Bonga https://www.voaportugues.com/a/bonga-e-mais-que-um-cantor–um-combatente-da-liberdade-autor-guineense/2447687.html Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#100 – Autismo, com Tiago Abreu
Aug 17 2020 74 mins  
Recebemos o jornalista Tiago Abreu para falar sobre Autismo. Nesse nosso episódio de número 100 gostaríamos de agradecer as pessoas que nos escutam, compartilham, comentam e colaboram para a continuidade deste podcast, uma iniciativa independente que só faz sentido por criar uma comunidade de ouvintes. Chegamos a cerca de 3 milhões de downloads, mas esse número é pouco relevante diante da possibilidade de nestes mais de 5 anos de existência trazer uma agenda de temas e problemas que tenta aproximar a filosofia de questões cotidianas, ampliar e complexificar os discursos e dar o que pensar, para além do lugar comum, da mídia e da academia. Nem sempre conseguimos esse objetivo, mas a ideia é, seguindo Samuel Beckett, errar cada vez melhor. Agradecemos a todas as pessoas que foram entrevistas; a Adilbênia Machado que nos ajudou inicialmente no diálogo com a filosofia afro-brasileira; a Maria Eliza, que continua dando vida a textos que emocionam e fazem pensar e ao Dr. honoris desta casa, Murilo Ferraz, que inventou de inventar esse podcast. Valeu!   Links de redes:Tiago Abreu: Twitter: https://twitter.com/otiagoabreu Introvertendo Site: https://www.introvertendo.com.br/ Spotify: https://open.spotify.com/show/2uxjsIM6Kfvp33iFRDZoCm Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Instagram: podcastfilosofiapop* Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.








#93- Feminismo negro, com Halina Leal
Jun 15 2020 71 mins  
Recebemos a filósofa Halina Macedo Leal para conversar sobre Feminismo negro. Fechando este episódio reapresentamos a leitura do texto de Lélia Gonzales “Democracia Racial: uma Militância” feita pela atriz Maria Elisa para o episódio 81. Para comemorar os 5 anos que o podcast filosofia pop acaba de completar, em Junho teremos excepcionalmente uma edição nova toda semana. Então, você que gosta do podcast, compartilhe a ajude a divulgar os episódios que você mais gostou. Este é um esforço também para contribuir de alguma forma neste momento de isolamento social e de pandemia política. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Instagram: www.instagram.com/podcastfilosofiapop/* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: 

#92- Lógica no espaço público, com Catarina Dutilh Novaes
Jun 08 2020 85 mins  
Recebemos a filósofa Catarina Dutilh Novaes para conversar sobre Lógica no Espaço Público. Catarina Dutilh Novaes é professora titular de filosofia na Universidade Livre de Amsterdã e editora na revista Synthese. Na abertura deste episódio você ouve a atriz Maria Elisa interpretando um trecho de Cidades Invisíveis de Italo Calvino. E no fechamento um trecho de Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll. Para comemorar os 5 anos que o podcast filosofia pop acaba de completar, em Junho teremos excepcionalmente uma edição nova toda semana. Então, você que gosta do podcast, compartilhe a ajude a divulgar os episódios que você mais gostou. Este é um esforço também para contribuir de alguma forma neste momento de isolamento social e de pandemia política. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Instagram:

#91- Abdias Nascimento, com Elisa Larkin Nascimento
Jun 01 2020 90 mins  
Recebemos a professora Elisa Larkin Nascimento para falar sobre Abdias Nascimento. Fechando o episódio, Maria Elisa dá voz ao texto “Instruções para respirar em um mundo racista”, escrito por Dodô Azevedo no dia 28 de maio de 2020. Para comemorar os 5 anos que o podcast filosofia pop acaba de completar, em Junho teremos excepcionalmente uma edição nova toda semana. Então, você que gosta do podcast, compartilhe a ajude a divulgar os episódios que você mais gostou. Este é um esforço também para contribuir de alguma forma neste momento de isolamento social e de pandemia política. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]

#90- COVID-19: vírus filosofia, com Andityas Matos
May 25 2020 84 mins  
Recebemos o professor, filósofo e poeta Andityas Matos para falar de “COVID-19: vírus filosofia”. Andityas Matos publicou recentemente em parceria com Francis García Collado, da Universidade de Girona, o livro El virus como filosofía. La filosofía como virus – Reflexiones de emergencia sobre la pandemia de covid-19, produzido pela Edicions Bellaterra. Para comemorar os 5 anos que o podcast filosofia pop acaba de completar, em Junho teremos excepcionalmente uma edição nova toda semana. Então, você que gosta do podcast, compartilhe a ajude a divulgar os episódios que você mais gostou. Este é um esforço também para contribuir de alguma forma neste momento de isolamento social e de pandemia política. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail:&n...







#084 – Ética, com Roberto Romano
Mar 02 2020 62 mins  
Roberto Romano Marcos Carvalho Lopes recebe o professor Roberto Romano para falar sobre Ética. Texto da Maria Elisa * Arrogância, corrupção, política, de Roberto Romano Indicações Indicações do Marcos: * [ LIVRO] Sobre a Tagarelice e Outros Textos – Plutarco* [LIVRO] Razão de Estado e outros Estados da Razão – Roberto Romano * [LIVRO] Spinoza – Obra completa (4 volumes) – J. Guinsburg, Newton Cunha e Roberto Romano* [SITE] http://robertounicamp.blogspot.com/* [SITE] http://silncioerudoasatiraemdenisdiderot.blogspot.com/ Indicações do Roberto Romano: * [FILMOGRAFIAS] Luchino Visconti, Jean-Luc Godard e Stanley Kubrick* [ARTIGO] “O Iluminado” de Stanley Kubrick – Maria Sylvia de C. Franco e Roberto Romano da Silva* [LIVRO] Massa e Poder – Elias Canetti* [AUTOR] Peter Sloterdik Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#083 – O que resta da ditadura?, com Edson Teles
Dec 16 2019 102 mins  
Edson Teles Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Ana Luíza Oliveira recebem o professor Edson Teles para falar sobre o que resta da ditadura. * Podcast Loka dos Áudios, da Ana Luíza Oliveira Texto da Maria Elisa * “O que resta da ditadura?”, de Edson Teles Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Edson Teles: [DOCUMENTÁRIO] ÔRÍ – Beatriz Nascimento[LIVRO] O Canto da Moreia – Luísa Semedo Indicações do Ana Luíza: [DOCUMENTÁRIO] 500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina[DOCUMENTÁRIO] Que Bom Te Ver Viva[FILME] O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias[VISITAÇÃO] Consulte o site Memorial da Resistência  Indicações do Marcos: [AUTOR] Luiz Eduardo Soares[LIVRO] O Experimento de Avelar – Luiz Eduardo Soares[LIVRO] O Brasil e o seu Duplo – Luiz Eduardo Soares[LIVRO] Retrato Calado – Luiz Roberto Salinas Fortes Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.

#082 – Bunseki Fu-Kiau, com Tiganá Santana
Dec 02 2019 98 mins  
Tiganá Santana Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o músico, compositor e poeta Tiganá Santana para falar sobre o pensador Bunseki Fu-Kiau. Obtido em http://terreirodegriots.blogspot.com/2017/03/os-quatro-ciclos-do-cosmograma-bakongo.html Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Tiganá Santana: O entrevistado recomendou que os ouvintes possam ter mais experiências tangíveis (caminhar, relacionar-se, ouvir o vento, conversas e etc.) Indicações do Marcos: [TESE] A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil – Tiganá Santana Neves Santos [MÚSICA] Do Tiganá Santana (Reverência, A Luz do Oculto e o Sol do Sentimento, A Dor & Você e do Alto)  Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#081 – Lélia Gonzalez, com Matilde Ribeiro
Nov 18 2019 81 mins  
Matilde Ribeiro Marcos Carvalho Lopes recebe a ex-ministra e professora da UNILAB Matilde Ribeiro para falar sobre Lélia Gonzalez. Texto da Maria Elisa: * Epígrafe de abertura do texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira”, de Lélia Gonzalez* A democracia racial: uma militância, de Lélia Gonzalez Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Matilde Ribeiro: [BIOGRAFIA]  * Nelson Mandela* Malcon X* Carolina Maria de Jesus [LIVRO] O movimento Negro Educador – Nilma Lino Gomes [LIVRO] Angela Davis (recomendou seus livros) Indicações do Marcos: [LIVRO] Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil – Matilde Ribeiro [ARTIGO] Mulheres negras: uma trajetória de criatividade, determinação e organização Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#080 – Quilombismo, com Ricardo Matheus Benedicto
Nov 04 2019 58 mins  
Ricardo Matheus Benedicto Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o professor Ricardo Matheus Benedicto, da UNILAB, para falar sobre quilombismo. Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Matheus Benedicto: [FILME] Filho Nativo  [LIVRO] Filho Nativo – Richard Wright  [ARTIGO] Educação Quilombista: Uma Proposta de Educação Afrocentrada no Brasil  Recomendou as publicações de: Abdias do Nascimento e Lélia Gonzalez. Indicações do Marcos: [LIVRO] O Quilombismo – Abdias Nascimento [LIVRO] Abdias Nascimento – Sandra Almada Marcos recomendou as publicações do escritor Joel Rufino dos Santos (citados no episódio os livros: “História, histórias”, “Assim foi se me parece: livros, polêmicas e algumas memórias”  e “Épuras do social: como podem os intelectuais trabalhar para os pobres”) . Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS*

#079 – Poética Pragmática, com José Crisóstomo de Souza
Oct 21 2019 92 mins  
José Crisóstomo de Souza Marcos Carvalho Lopes recebe o professor José Cisóstomo de Souza para falar sobre poética pragmática. Texto da Maria Elisa: * Vida democrática, vida de idéias e filosofia civil, de José Crisóstomo de Souza Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do José Crisóstomo de Souza: [ARTIGO] O mundo bem nosso: antirrepresentacionismo poiético-pragmático, não linguístico – José Crisóstomo de Souza [ARTIGO] Sobre o que pode ou não pode um ponto de vista prático em filosofia – Waldomiro José Silva Filho e José Crisóstomo de Souza  [ARTIGO] Teses ad Marx  – Para uma Crítica ao (Não-)Pragmatismo de Marx – José Crisóstomo de Souza [LIVRO] Philosophy as a Civil & Worldly Thing: From a Brazilian Critical-Historical Perspective – José Crisóstomo de Souza Indicações do Marcos: [SITE] http://www.jcrisostomodesouza.ufba.br/ [FILOSOFO] Paulo Arantes  [LIVRO] Um Departamento Francês Chamado ULTRAMAR – Paulo Arantes [LIVRO] De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser um gênio – Gonçalo Armijos Palácios [LIVRO] A Filosofia Entre Nós – José Crisóstomo de Souza [LIVRO] A Universidade e a Vida Atual – Renato Janine Ribeiro Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: ...


#078 – Pós-verdade, com Tatiana Roque
Oct 08 2019 63 mins  
Tatiana Roque Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem a professora Tatiana Roque para falar sobre Pós-verdade. Texto da Maria Elisa: * Fenômeno da pós-verdade transforma os consensos já estabelecidos, de Tatiana Roque e Fernanda Bruno Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Tatiana Roque: [VIDEO] Greg News | Crise Climática – Gregorio Duvivier[FILME] Mercadores da Dúvida: Cientistas Contra a Ciência Indicações do Marcos: [LIVRO] História da Matemática – Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas – Tatiana Roque[LIVRO] Idea de Principio en Leibniz y La Elovucion de La Teoria Deductiva – Jose Ortega Y Gasset Indicações do Murilo: [PODCAST] AntiCast 264 – A Pós-Verdade Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

#077 – Fake News, com Alexandre Meyer Luz
Sep 24 2019 92 mins  
Alexandre Meyer Luz Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o professor Alexandre Meyer Luz para falar sobre Fake News. Episódios com a participação de Alexandre Meyer Luz: * #019 – Filosofia e Artes Marciais, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop* #034 – Epistemologia, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop* #051 – Ensino de Filosofia Através de Problemas, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop Texto da Maria Elisa: * Trecho do livro Sociedade da transparência, de Byung Chul-Han Lutas e epistemologias negras! Exibição do filme “Kemtiyu” sobre a obra do intelectual senegalês Cheikh Anta Diop Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Alexandre Meyer Luz: [LIVRO] A Morte da Verdade – Michiko Kakutani[LIVRO] Admirável mundo novo – Aldous Leonard Huxley Indicações do Marcos: [LIVRO] O que NÓS conhecemos? Ensaios em epistemologia individual e social – Felipe de Matos Müller e Alexandre Meyer Luz (Organizadores)[FILME] Sonho Tcheco[LIVRO] 1984 – George Orwell Indicações do Murilo: [PODCAST] Dragões de Garagem #142 Fake News[VIDEO] Canal do Slow – ENTENDA: BOLSONARO E STEVE BANNON!!! [DOCUMENTÁRIO] Privacidade Hackeada Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário.

#076 – Questões sobre Filosofia Africana
Sep 09 2019 120 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes conversam sobre questões sobre Filosofia Africana. Indicações Compiladas por Sérgio Augusto Indicações do Marcos: [LIVRO] Malhas que os Impérios Tecem. Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais – Manuela Ribeiro Sanches[LIVRO] Descolonizações: Reler Amílcar Cabral, Césaire e Du Bois no Séc. XXI – Manuela Ribeiro Sanches[FILME] Desobediência – Licínio Azevedo[FILME] Eu Não Sou Uma Feiticeira – Rungano Nyoni[FILME] Xala – Sembene Ousmane[MUSICA] Músico Fela Kuti [MUSICA] Bota Fala[MUSICA] A.SE.FRONT Indicações do Murilo: [PODCAST] AntiCast 368 – Narrativas Africanas[PODCAST] Raizes Negras[PODCAST] Lado Black[PODCAST] Viracasacas – #83 A História que não contam – com Ale Santos Livro do Podcast Filosofia Pop Lançamos recentemente o livro “Podcast Filosofia Pop – Ano 1 – Ensaios de diálogo Filosófico”, que faz parte da coleção Goiânia em Prosa e Verso 2019. Adquira o livro na loja do Filosofia Pop. Apoiadores do podcast tem desconto. Apoie o podcast Filosofia Pop Apoie o podcast Filosofia Pop * Filosofia Pop no Catarse.me Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. * Twitter:@filosofia_pop* Facebook: Página do Filosofia Pop* YouTube: Canal do Filosofia Pop* e-mail: [email protected]* Site: https://filosofiapop.com.br* Podcast: Feed RSS* Guia para assinar o podcast


























#054 – Ecossocialismo, com Sabrina Fernandes – Filosofia Pop
Dec 11 2017 87 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Sabrina Fernandes, Doutora em Sociologia e Economia Política pela Carleton University, graduada em Economia pela St. Thomas University, pesquisadora Colaboradora Plena da Universidade de Brasília e produtora do canal de YouTube Tese Onze, para falar sobre Ecossocialismo. Este é o último episódio de 2017. Neste episódio temos um trecho do livro Walden, de Henry David Thoreau, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_popFacebook: Página do Filosofia PopYouTube: Canal do Filosofia Pope-mail: [email protected]: http://filosofiapop.com.brPodcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Sabrina Fernandes Sabrina Fernandes é doutora em Sociologia, mestra em Economia Política pela Carleton University, no Canadá, e graduada em Economia pela St. Thomas University, no Canadá. Atualmente é Pesquisadora Colaboradora Plena na Universidade de Brasília – UnB. Sabrina produz o canal do YouTube À Esquerda. Canal Tese Onze Participação em Podcasts * Marcos Carvalho Lopes e Murilo Ferraz participam do episódio #94 do podcast Indic(ação)

#053 – Pensamento Nagô, com Muniz Sodré – Filosofia Pop
Nov 27 2017 74 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Muniz Sodré, jornalista, sociólogo, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sociologia da Informação e Comunicação pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para falar sobre Pensamento Nagô. Neste episódio temos o texto “Mestre Bimba: A morte de um filho de Zumbi”, de Muniz Sodré, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Muniz Sodré Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. Lattes do Muniz Sodré Muniz Sodré na Wikipedia Muniz Sodré no Roda Viva Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m17s) * Indicações (1h09m00s)

#052 – Hermenêutica, com Rainri Back – Filosofia Pop
Nov 13 2017 79 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Rainri Back, Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do GT de Hermeneutica da ANPOF e professor da UnB, para falar sobre Hermenêutica. Neste episódio temos um trecho do texto Hermenêutica: uma breve introdução, de Luiz Eduardo Soares, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Rainri Back Rainri Back é graduado em filosofia, tanto licenciatura quanto bacharelado, na Universidade de Brasília – UnB. Tem mestrado em filosofia, também pela UnB, sob a orientação do prof. dr. Gerson Brea e doutorado em filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, sob a orientação do prof. dr. Marco Casanova. Desenvolve investigações principalmente a partir das seguintes perspectivas: a fenomenologia e, sobretudo, a hermenêutica. Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m17s) * Indicações (1h09m00s)

#051 – Ensino de Filosofia Através de Problemas, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop
Oct 30 2017 91 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Alexandre Meyer Luz, Doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e faixa preta em Jiu-jitsu, para falar sobre Ensino de Filosofia através de problemas. O professor Alexandre já participou de outros dois episódios no Filosofia Pop: * Filosofia Pop #019 – Filosofia e Artes Marciais * Filosofia Pop #034 – Epistemologia Neste episódio temos um trecho do livro Zen e a arte de manutenção de motocicletas, de Robert Pirsig, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Alexandre Meyer Luz Alexandre Meyer Luz é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), atualmente professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do programa de pós-graduação; Tem como área de pesquisa questões de Epistemologia Contemporânea e desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “O Ceticismo Como Problema Epistemológico e as Propostas de Solução Internalistas e Externalistas”, com financiamento do CNPq. É um dos membros fundadores do Grupo de Estudos sobre o Conhecimento e a Ciência (GE2C). Orientou trabalhos em nível de pós-graduação e graduação e participou de bancas de avaliação de concursos públicos e de avaliação de trabalhos de graduação e pós-graduação (especialização e doutoramento). Organizou eventos de natureza científica e publicou ensaios científicos na área de epistemologia. Trabalhou como editor de revistas e como parecerista ad hoc. E-mail do Alexandre Meyer Luz Site Filosofia e Artes Marciais

#050 – Filosofia Indígena: Tupy-Guarani, com Kaká Werá – Filosofia Pop
Oct 16 2017 75 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Kaká Werá, escritor, ambientalista e conferencista brasileiro de origem indígena tapuia para falar sobre Filosofia Indígena: Tupy-Guarani. Neste episódio temos os textos “Somos todos Filhos da Terra”, do livro Kaká Werá, da série Tembetá e “Os tons do Ser”, de Kaká Werá, publicado no livro “A terra dos mil povos”, interpretados pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Kaká Werá Kaká Werá é escritor, ambientalista, empreendedor social e fundador do Instituto Arapoty, que desenvolve projetos de difusão da cultura indígena brasileira. Filiado ao Partido Verde. Atua como terapeuta e orientador cothing através de imersões e vivências na natureza. Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m00s) * Indicações (1h00m00s)

#049 – Novela Brasileira e Filosofia, com Ronie Silveira – Filosofia Pop
Jul 10 2017 105 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre a novela brasileira e Filosofia. Outros episódios com Ronie Silveira: Filosofia Pop #008 – Filosofia e Cultura Brasileira Filosofia Pop #026 – Carnaval e Filosofia Filosofia Pop #036 – Religiosidade Brasileira Neste episódio temos um trecho do ensaio A Aura da Ironia, interpretados pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ronie Silveira Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira . Site de Ronie Silveira Site da Editora Fi Livro O Carnaval e a Filosofia Currículo Lattes Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m30s) * Indicações (1h20m50s) 1h20m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ronie: [Livro] Ronie Silveira – A novela brasileira e a Filosofia Indicações do Marcos: [Filme] A Negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras

#048 – Filosofar e Ensinar a Filosofar, com Gonçalo Armijos Palácios – Filosofia Pop
Jun 26 2017 76 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Gonçalo Armijos Palácios, professor de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás, doutor em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica Del Ecuador, com doutorado e pós-doutorado em Filosofia pela Indiana University para falar sobre Filosofar e Ensinar a Filosofar. Neste episódio temos os textos Submissão transvestida e O sentido da pena de morte, de Gonçalo Armijos Palácios, interpretados pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Gonçalo Possui graduação e doutorado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica Del Ecuador (1978 e 1982, respectivamente) e doutorado em Filosofia pela Indiana University (1989). Realizaou estudos de pós-doutorado na Indiana University em 1996 e 1997. Desde1992 é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, metafilosofia, filosofia política e ensino de filosofia. Participou do Grupo de Sustentação para a criação do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, em 2006, do qual foi seu primeiro coordenador eleito. Foi o fundador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia da UFG (1983), da revista Philósophos (1986), do Curso de Graduação em Filosofia da cidade de Goiás da UFG, em 2008, e participou da criação do Campus Cidade de Goiás da UFG em 2009. Currículo Lattes do Gonçalo III Seminário sobre o Ensino de Filosofia Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m20s) * Indicações (1h03m30s) 1h03m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Gonçalo: [Filme] Rio Violento (1960) [Filme] O Vento Será Tua Herança (1960) [Filme] O Sol é Para Todos (1962) [Filme] O Velho e o Mar (1958) [Música] Jorge Cafrunes – Coplas del Payador Perseguido


#047 – Sérgio Buarque de Holanda, com Filipe Figueiredo – Filosofia Pop
May 29 2017 128 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Filipe Figueiredo, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e criador do site Xadrez Verbal, para falar sobre Sérgio Buarque de Holanda. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Filipe Figueiredo Filipe Figueiredo é graduado em História pela USP, criador do site Xadrez Verbal, que tem canal no YouTube e podcast do mesmo nome. Criador do podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol, escreve os roteiros e narra os vídeos do Nerdologia de História. Site Xadrez Verbal Canal do Xadrez Verbal Canal Nerdologia Twitter do Xadrez Verbal Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m20s) * Indicações (1h49m50s) 0h01m20s – Pauta principal Sérgio Buarque de Holanda (11/07/1902 São Paulo, São Paulo – 24/04/1982 São Paulo, São Paulo) 1h49m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Filipe Figueiredo: [Livro] Sérgio Buarque de Holanda – Raízes do Brasil [Livro] Thiago Lima Nicodemo – Urdidura do Vivido [Livro] Sérgio Buarque de Holanda – Visão do Paraíso [Filmes] Raízes do Brasil Indicações do Marcos [Livro] João Cezar de Castro Rocha – Literatura e cordialidade [Livro] João Cezar de Castro Rocha – Nenhum Brasil Existe

#046 – Aristóteles, com Susana de Castro – Filosofia Pop
May 15 2017 64 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Susana de Castro, Doutora em Filosofia e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para falar sobre Aristóteles. A professora Susana já participou do episódio #009 – Feminismo. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Susana de Castro Susana de Castro é doutora em Filosofia pela Ludwig Maximilian Universität München, professora de filosofia e do programa em pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autora de livros sobre Filosofia e coordenadora do laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Site da Pós-graduação em Filosfia da UFRJ Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero Página da #partidA no Facebook Texto sobre o livro Filosofia e Gênero no Filosofia Pop Currículo Lattes da Susana de Castro Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (0h57m00s) 0h57m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações da Susana: [Livro] Susana de Castro – Três formulações do objeto da Metafísica de Aristóteles [Livro] Susana de Castro – A teoria aristotélica da substância [Livro] Susana de Castro – As mulheres das tragédias gregas [Livro] Aristóteles – Retórica Indicações do Marcos: [Livro] Martha Nussbaum – A fragilidade da bondade...

#045 – Filosofia Latino-americana, com Daniel Pansarelli – Filosofia Pop
May 01 2017 100 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Daniel Pansarelli, doutor em educação pela USP, pró-reitor de extensão e cultura na Universidade Federal do ABC, coordenador do GT Filosofia na América Latina, Filosofia da Libertação e Pensamento Decolonial da ANPOF, para falar sobre Filosofia Latino-americana. Contamos neste episódio com a leitura de um trecho do artigo “Novo mundo, velhas filosofias”, de Gonçalo Armijos Palacios, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Daniel Pansarelli Professor na Universidade Federal do ABC, atual pró-reitor de extensão e cultura. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e nos cursos de graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) e em Ciências e Humanidades (bacharelado). Coordenou o Bacharelado em Filosofia (2011-2012), a Licenciatura em Filosofia (2012-2013) e foi vice-coordenador do Bacharelado em Ciências e Humanidades (2013-2014). Coordena o Colégio de Extensão (COEX) da Andifes e é vice-presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). É doutor em Educação, área Filosofia e Educação, pela FEUSP, mestre em Educação e graduado em Filosofia pela UMESP. Atua principalmente em temas relacionados a: ética e filosofia política; filosofia moderna e contemporânea; filosofia e educação; América Latina. Coordena o GT Filosofia na Amética Latina, Filosofia da Libertação e Pensamento Decolonial (ANPOF); lidera o Grupo de Pesquisas Perspectivas Críticas da Filosofia Moderna e Contemporânea (UFABC/CNPq), é membro do Centro de Filosofia Brasileira (PPGF/UFRJ), do GT Ética e Cidadania (ANPOF), do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (UFABC) e da Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Currículo Lattes do Daniel Pansarelli Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m30s) * Indicações (1h23m00s) 1h23m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Daniel: [Site] Página do Henrique Dussel [Site] Página do IFIL – Instituto de Filosofia da Libertação

#044 – Lógica Paraconsistente, com Newton da Costa – Filosofia Pop
Apr 17 2017 60 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Newton Carneiro Affonso da Costa, Livre Docente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Matemática pela UFPR, um dos mais importantes lógicos do Brasil e criador da Lógica Paraconsistente para falar sobre a Lógica Paraconsistente. Contamos neste episódio com a leitura do prefácio do livro “Ensaios sobre a Verdade”, de Donald Davidson, interpretado pela atriz Maria Elisa. Dividimos a entrevista com o professor Newton da Costa em duas partes. Esta é a segunda parte, que conversamos sobre Lógica Paraconsistente. Para ouvir a primeira partem acesse o episódio #043 – Newton da Costa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Newton da Costa Foi Professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduado em Engenharia Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1964 torna-se Professor Catedrático na área de Análise Matemática e Análise Superior, nesta mesma universidade, onde lecionou por 14 anos. Tem interesses na área de Filosofia, com ênfase em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: paraconsistência e fundamentos da ciência. Foi um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, o que lhe rendeu diversos títulos nacionais e internacionais. Foi professor visitante, pesquisador, visiting scholar ou conferencista ocasional em várias instituições do exterior, tais como: Universidade do Chile, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional del Sur (Bahía Blanca), Universidade Nacional de Peru (Mayor de San Marcos), Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Nacional de Uruguai, Universidade da California (Berkeley e Los Angeles), Universidade de Stanford, Universidade Nacional Autônoma de México, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Barcelona, Universidade de Salamanca, Universidade de Paris VII, Universidade de Lille, Universidade de Clermont-Ferrand, Universidade de Nápoles, Universidade de Siena, Scuola Normale Superiore di Pisa, Academia de Ciências da Bulgária, Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Universidade de Torun,

#043 – Newton da Costa, com Newton da Costa – Filosofia Pop
Apr 03 2017 83 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Newton Carneiro Affonso da Costa, Livre Docente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Matemática pela UFPR, um dos mais importantes lógicos do Brasil e criador da Lógica Paraconsistente para falar sobre a sua trajetória. Contamos neste episódio com a leitura de um trecho do conto “O pesadelo do matemático”, de Bertrand Russell, interpretado pela atriz Maria Elisa. Dividimos a entrevista com o professor Newton da Costa em duas partes. Esta é a primeira parte, que conversamos sobre a trajetória do professor Newton. Ouça a segunda parte da entrevista no episódio #044 – Lógica Paraconsistente. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Newton da Costa Foi Professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduado em Engenharia Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1964 torna-se Professor Catedrático na área de Análise Matemática e Análise Superior, nesta mesma universidade, onde lecionou por 14 anos. Tem interesses na área de Filosofia, com ênfase em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: paraconsistência e fundamentos da ciência. Foi um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, o que lhe rendeu diversos títulos nacionais e internacionais. Foi professor visitante, pesquisador, visiting scholar ou conferencista ocasional em várias instituições do exterior, tais como: Universidade do Chile, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional del Sur (Bahía Blanca), Universidade Nacional de Peru (Mayor de San Marcos), Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Nacional de Uruguai, Universidade da California (Berkeley e Los Angeles), Universidade de Stanford, Universidade Nacional Autônoma de México, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Barcelona, Universidade de Salamanca, Universidade de Paris VII, Universidade de Lille, Universidade de Clermont-Ferrand, Universidade de Nápoles, Universidade de Siena, Scuola Normale Superiore di Pisa, Academia de Ciências da Bulgária, Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Universidade de Torun, Universidade de Varsóvia,

#042 – Justiça, com Thiago Hansen – Filosofia Pop
Mar 20 2017 123 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Thiago Hansen, doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito, graduado em Direito e em História e apresentador do podcast Salvo Melhor Juízo para falar sobre o Justiça. Contamos neste episódio com a leitura de um trecho do Leviatã, de Thomas Hobbes, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Thiago Hansen Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011), graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2010) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é doutorando em direito na Universidade Federal do Paraná, professor substituto de História do Direito na Universidade Federal do Paraná, e professor na UNICURITIBA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: história do direito brasileiro no século XX. Produz, participa e dirige o podcast jurídico Salvo Melhor Juízo. Podcast Salvo Melhor Juízo Currículo Lattes do Thiago Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m30s) * Indicações (1h48m30s) 1h48m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Thiago: [Podcast] Salvo Melhor Juízo [Livro] Friedrich Nietzsche – Genealogia da Moral [Livro] Adriano Prosperi – Giustizia bendata Indicações do Marcos: [Livro] Martha Nussbaum – Fronteiras da Justiça

#041 – Desbunde, com Haroldo André Garcia de Oliveira – Filosofia Pop
Mar 06 2017 106 mins  
Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Carmélia Aragão recebem Haroldo André Garcia de Oliveira, doutorando em literatura pela PUC do rio, mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade também pela PUC do rio, é artista bailarino filiado ao Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro com experiência em Ballet Clássico e Dança Moderna, para falar sobre o Desbunde. Contamos neste episódio com o conto “Paralelas ou A Macabéa e a Bailarina”, de Carmélia Aragão, interpretado pela atriz Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o André Garcia Possui graduação em Letras (Português/Espanhol e literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), especialização em Literatura Hispano-americana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. É artista bailarino filiado ao Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ), com experiência em Ballet Clássico e Dança Moderna. Atuou como bailarino no Ballet Dalal Achcar (RJ), Lúmini Cia de Dança (RJ) e outras. Como professor, lecionou Dança na Companhia Étnica de Dança e Teatro (RJ), Companhia de Dança Ney Andrade (RJ) e outras. Larga experiência como coreógrafo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: arte- literatura- dança- performance- gênero e sexualidade Currículo Lattes do André Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m30s) * Indicações (1h14m40s) 1h14m40s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do André: [Filme] Dzi Croquettes [Filme] São Paulo em Hi-Fi

#040 – Pretagogia, com Sandra Haydée Petit – Filosofia Pop
Dec 31 2016 111 mins  
Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Sandra Haydée Petit, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, professora na Universidade Federal do Ceará e coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, para falar sobre Pretagogia. Contamos neste episódio com o texto “Como escrever sobre a África”, de Binyavanga Wainaina, interpretado pela atriz Maria Elisa. Este é o último episódio de 2016. Feliz ano novo a todos os ouvintes e leitores. Teremos um recesso no programa e voltaremos no mês de fevereiro. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Sandra Petit Sandra Haydée Petit tem origem caribenha, é mãe de Kanyin (quem traz a benção). Seus estudos universitários foram na Universidade Paris VIII de onde possui graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas bem como Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação. Há 15 anos é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Popular e nas relações étnico-raciais (negros e índios), hoje dedicada essencialmente aos temas: sociopoética, cosmovisão africana educação afrodescendente, pretagogia. É coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, que congrega professores/as, alunos/as, pesquisadores/as e membros do movimento negro que intervêm na área das africanidades, notadamente no apoio à implementação da lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana e afrodescendente nas escolas públicas e particulares. Membro do GT Regional Nordeste 1 de Inovação Pedagógica do MEC. Pretende realizar pós-doutorado sobre a dança afro enquanto filosofia e fonte de conhecimento. E ainda: gosta de dançar, correr (treinar), cozinhar, viajar, contemplar a lua e o sol, tomar banho de água doce (Oxum), conversar com Iemanjá, andar no mato e namorar. Currículo Lattes da Sandra Petit Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m30s) * Indicações (1h24m50s)


#039 – Anarquismo, com Selmo Nascimento – Filosofia Pop
Dec 12 2016 77 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Selmo Nascimento, doutorando em História, Mestre em Sociologia e professor no colégio Pedro II para falar sobre Anarquismo. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Selmo Nascimento Selmo Nascimento possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor de Sociologia do Colégio Pedro II e aluno do doutorado do PPGH-UFF. Iniciou suas pesquisas em ciências sociais nas áreas do Pensamento Social Brasileiro e Antropologia da Religião. Hoje se dedica aos estudos da Sociologia do Trabalho, desenvolvendo pesquisas sobre sindicalismo e luta de classes no Brasil Curso Anarquismo e Sindicalismo: Bakunin com Selmo Nascimento Currículo Lattes do Selmo Nascimento Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h07m50s) 1h07m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Selmo: [Livro] Mikhail Bakunin – Federalismo, Socialismo e Antiteologismo [Livro] Andrey Cordeiro Ferreira – Pensamento e práticas insurgentes [Filme] Os Panteras Negras [Filme] Libertários [Teatro] Sacco & Vanzeti [Página] União Popular Anarquista (UNIPA) [Página] Fórum de Oposições pela Base (FOB) Indicações do Marcos:

#038 – Bob Dylan, com Theo Fellows – Filosofia Pop
Nov 28 2016 80 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Theo Fellows, doutorando em Filosofia e professor na Universidade Federal do Amazonas, para falar sobre Bob Dylan. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Theo Fellows Theo Fellows é doutorando em Filosofia na Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, graduado em Artes Cênicas, Habilitação em Direção Teatral, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Artes Cênicas, tendo trabalhado como ator, diretor, dramaturgo e assitente de direção em espetáculos acadêmicos e profissionais. Possui também o título de Mestre em Filosofia (2011) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Currículo Lattes do Theo Fellows Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h01m30s) 0h01m10s – Pauta principal Robert Allen Zimmerman (Bob Dylan) (24/05/1941 Duluth, Estados Unidos -) 1h01m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Theo: [Filme] No Direction Home (2005) [Filme] I’m Not There (2007) [Música] The Bootleg Series [Livro] Down The Highway – Howard Sounes [Filme] Masked and Anonymous(2003) Indicações do Marcos: [Livro] Walden – Henry David Thoreau [Livro] A balada deBob Dylan – Daniel Epstein [Site] Discos traduzidos no Whiplash Indicaçoes do Murilo: [Podcast] NEXO Podcast 44 – O que há de literário nas mús...

#037 – Filosofia no Ensino Médio, com Ronai Rocha – Filosofia Pop
Nov 14 2016 77 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronai Rocha, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria para falar sobre Filosofia no Ensino Médio. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ronai Rocha Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de filosofia, teoria curricular e didática, filosofia da linguagem e teoria do conhecimento. Em 2008 publicou um livro sobre Ensino de Filosofia e Currículo, pela Editora Vozes. Currículo Lattes Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h08m50s) 1h08m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ronai: [Livro] Ensino de Filosofia e Currículo – Ronai Pires da Rocha [Filme] Feitiço do Tempo (1993) Indicações do Marcos: [Textos] Página do Ronai no academia.edu [Livro] Esta américa nova, ainda inabordável – Stanley Cavell

#036 – Religiosidade Brasileira, com Ronie Silveira – Filosofia Pop
Oct 31 2016 83 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre a religiosidade brasileira. Promoção do livro Canção, Estética e Política – Ensaios legionários. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ronie Silveira Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira . Site de Ronie Silveira Site da Editora Fi Livro O Carnaval e a Filosofia Currículo Lattes Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h16m30s) 1h16m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ronie: [Livro] A religiosidade Brasileira – Ronie Alexsandro Teles da Silveira e Marcos Carvalho Lopes Indicações do Marcos: [Livro] Da Religiosidade – Vilen Flusser [Livro] O Pêndulo de Foucault – Umberto Eco Indicações do Marcos: [Podcast] Papo Lendário #145 – Umbanda [Canal do Youtube] Crentassos

#035 – Richard Rorty – Filosofia Pop
Oct 14 2016 79 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes falam sobre o filósofo estadunidense Richard Rorty. Neste episódio, a atriz Maria Elisa interpreta trechos do texto o fogo da vida, de Richard Rorty. Promoção do livro Canção, Estética e Política – Ensaios legionários. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Twitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h04m10s) 0h01m10s – Pauta principal Richard Rorty (04/10/1931 Nova Iorque, Estados Unidos – 08/06/2007 Palo Alto, Estados Unidos) 1h04m10s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Marcos: [Livro] Jurandir Freire Costa – Razões públicas, emoções privadas [Livro] Jurandir Freire Costa – Ética e o espelho da razão [Livro] Adam Phillips – O Flerte [Livro] Adam Phillips – Beijo, cócegas e tédio [Livro] Gonçalo Armijos Palácioslo Armijos Palácios – De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio [Livro] Eduardo Arantes – Um Departamento Francês de Ultramar [Livro] Marcos Carvalho Lopes – Máquina do Medo [Livro] Vladimir Nabokov – Lolita [Livro] Marcel Proust – Em busca do tempo perdido [Livro] George Orwell – 1984

#034 – Epistemologia, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop
Oct 03 2016 94 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Alexandre Meyer Luz, Doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e faixa preta em Jiu-jitsu, para falar sobre Epistemologia. Neste episódio, a atriz Maria Elisa interpreta trechos do diálogo Teeteto, de Platão. A partir de hoje, teremos a leitura de algum texto no final de cada episódio, sempre interpretados pela Maria Elisa. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. TwitTwitter: @filosofia_pop Facebook: Página do Filosofia Pop YouTube: Canal do Filosofia Pop e-mail: [email protected] Site: http://filosofiapop.com.br Podcast: Feed RSS Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Alexandre Meyer Luz Alexandre Meyer Luz é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), atualmente professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do programa de pós-graduação; Tem como área de pesquisa questões de Epistemologia Contemporânea e desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “O Ceticismo Como Problema Epistemológico e as Propostas de Solução Internalistas e Externalistas”, com financiamento do CNPq. É um dos membros fundadores do Grupo de Estudos sobre o Conhecimento e a Ciência (GE2C). Orientou trabalhos em nível de pós-graduação e graduação e participou de bancas de avaliação de concursos públicos e de avaliação de trabalhos de graduação e pós-graduação (especialização e doutoramento). Organizou eventos de natureza científica e publicou ensaios científicos na área de epistemologia. Trabalhou como editor de revistas e como parecerista ad hoc. E-mail do Alexandre Meyer Luz Site Filosofia e Artes Marciais Currículo Lattes do Alexandre Meyer Luz Canal do Youtube de Alexandre Meyer Luz Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m40s) * Indicações (1h26m00s)

#033 – Educação e Organizações Sociais, com Rafael Saddi – Filosofia Pop
Aug 22 2016 117 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Rafael Saddi, professor de História na Universidade Federal de Goias, Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás e guitarrista da banda Señores para falar sobre Educação e as Organizações Sociais. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Teremos um recesso neste mês de setembro, voltaremos com o podcast em outubro. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Rafael Saddi Rafael Saddi Teixeira é Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (2009), mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e graduado em História pela Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor adjunto da UFG (Universidade Federal de Goiás). Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática da História, Teoria da História e História da América. É também guitarrista e vocalista da banda Señores. Banda Señores Lattes do Rafael Saddi Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h42m00s) 1h42m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Rafael Saddi: [Livro] Alexandre Veronese – Reforma do Estado e Organizações Sociais [Livro] Maurício Sardinha Meneses dos Reis – As organizações sociais: da sistematização a uma análise crítica do modelo [Livro] Rubens Naves – Organizações Sociais – A Construção do Modelo [Dissertação de Mestrado] Patrícia Santiago Vieira – O Trabalho em Saúde Nos Hospitais de Gestão Terceirizada: O caso do Estado de Goiás [Música] Señores – Recua Polícia Indicações do Marcos Carvalho Lopes:

#032 – Pensamento Ecológico, com Deborah Danowski – Filosofia Pop
Aug 08 2016 93 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Deborah Danowski, professora de Filosofia na PUC-Rio, Doutora em Filosofia pela PUC-Rio com pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) para falar sobre Pensamento Ecológico. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Deborah Danowski Deborah Danowski possui Bacharelado em Filosofia (1980), mestrado em Filosofia (1983) e doutorado em Filosofia (1991) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2001). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna (História da Filosofia e Metafísica), atuando principalmente nos seguintes temas: Leibniz, Hume, Filosofia Moderna, metafísica e pensamento ecológico. Lattes da Deborah Danowski Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h09m00s) 1h09m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações da Deborah: [Livro] Deborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro – Há Mundo por Vir? [Livro] Svetlana Alexijevich – Vozes de Tchernóbil [Livro] Bruno Latour- Face à Gaïa [Livro] Isabelle Stengers – No tempo das catástrofes [Livro] Ghünter Anders – Le temps de la fin [Livro] Davi Kopenawa e Bruce Albert – A Queda do Céu [Livro] Rebecca Solnit ̵...


#031 – Oswald de Andrade, com Ivan Maia de Mello – Filosofia Pop
Jul 25 2016 85 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ivan Maia de Mello, professor na UNILAB, Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, mestre em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduado em Matemática, para uma conversa sobre Oswald de Andrade. Agradecemos a participação da atriz Maria Elisa com a leitura do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, e do Digesto Antropófago, de Daniel Piza. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ivan Maia de Mello Professor Adjunto II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. Membro do Corpo Docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2012) na linha de pesquisa Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica. Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Lampejo. Ex-professor da Escola Bahiana de Medicina nos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ex-professor da Faculdade Metropolitana de Camaçari nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Ética, Filosofia da Educação, Filosofia Política e Epistemologia, em Teoria da Literatura e em Artes Cênicas, com ênfase em Direção e Interpretação Teatral. Ensinou em Colégios da rede privada no ensino médio. Publicou artigos em periódicos e livros, além de poemas e ensaios em algumas coletâneas e jornais literários. Organizou eventos acadêmicos na área de filosofia.. Filosofenix Corpoema Lattes do Ivan Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (1h07m10s) 0h01m10s – Pauta principal Oswald de Andrade (11/01/1890 São Paulo, São Paulo – 22/10/1954 São Paulo,

#030 – Filosofia Africana: Ancestralidade, com Eduardo Oliveira – Filosofia Pop
Jul 11 2016 108 mins  
Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Eduardo Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia, graduado em filosofia (UFPR), especialista em culturas africanas e relações interétnicas na educação brasileira, mestre em antropologia social (UFPR), doutor em educação (UFC) para falar sobre Ancestralidade. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao No dia 15 de julho encerraremos a campanha no Catarse. Em agradecimento aos ouvintes que apoiaram, sortearemos 3 exemplares do livro Entrevista Cadmeana: Um abecedário de Gilberto Mendonça Teles. Acesse o post no Filosofia Pop para maiores informações. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Eduardo Oliveira Eduardo David de Oliveira é professor na Universidade Federal da Bahia, graduado em filosofia (UFPR), especialista em culturas africanas e relações interétnicas na educação brasileira, mestre em antropologia social (UFPR), doutor em educação (UFC). É autor de Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia da ancestralidade, Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira, A Ancestralidade na Encruzilhada e o recente Xirê: a brincadeira lírica (um livro de mito poema). Vídeo: Eduardo Oliveira Prof. Dr. da UFBA, Escritor Lattes do Eduardo Oliveira Comentados no episódio

#029 – Filosofia do Acesso Aberto, com Lucas Margoni e Renato Mendes Rocha – Filosofia Pop
Jun 27 2016 102 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Lucas Margoni, graduado em Filosofia pela PUC-RS e fundador da editora Fi e Renato Mendes Rocha, professor da Universidade Federal do Cariri, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado-sanduíche na Australian National University (ANU), para uma conversa sobre Filosofia do Acesso Aberto. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Lucas Margoni Lucas Margoni é graduado em Filosofia pela PUC-RS e fundador da editora Fi. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente no tema Filosofia da Mente. Editora Fi Editora Fi no Facebook Lattes do Lucas Margoni Sobre o Renato Mendes Rocha Foto por Luiz Carlos Mendes Renato Mendes Rocha é professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Cariri. Possui graduação (Bacharelado, 2007) e Mestrado em Filosofia (2010) pela Universidade Federal de Goiás e é estudante de Doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou (2015) estágio doutorado-sanduíche na Australian National University (ANU). Suas áreas de interesse são Filosofia Analítica, Metafísica, Epistemologia, principalmente os problemas discutidos por David K. Lewis.

#028 – Filosofia Africana: Afroperspectiva, com Renato Noguera – Filosofia Pop
Jun 13 2016 86 mins  
Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Renato Noguera, Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde coordena o laboratório de estudos afro-brasileiros e indígenas para falar sobre Afroperspectiva. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Renato Noguera Renato Noguera é Professor Adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), suas investigações se concentram em três linhas de pesquisas principais: 1ª) Ensino de Filosofia e os conteúdos obrigatórios de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígenas (um projeto “guarda-chuva” que inclui pequenos projetos que dialogam entre si tais como um que está sendo desenvolvido via PIBIC/UFRRJ, orientação de iniciação científica, e uma pesquisa via FAPERJ para melhoria das escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. 2ª) Racismo, Biopoder, Devir Negro e Diferença: Subjetividade, Ética e Política nas filosofias de Foucault e Deleuze.

#027 – Quadrinhos e Filosofia, com Rafael Rodrigues – Filosofia Pop
May 30 2016 94 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Rafael Rodrigues, também conhecido como Algures do MDM, para falar sobre Quadrinhos e Filosofia. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Rafael Rodrigues Rafael Rodrigues, mais conhecido como Algures, é redator publicitário, roteirista de quadrinhos e divulgador científico. Formado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), escreve sobre terror, quadrinhos, filosofia e ciência para sites diversos. Site dos Melhores do Mundo (não, não é o grupo de teatro) Textos do Algures no MDM Textos de Rafael Rodrigues no AstroPT.org Site da Dinamo Studio Dies Irae Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m10s) * Indicações (1h23m10s) 1h23m10s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Rafael Rodrigues: Quadrinhos Cyril Pedrosa – Três Sombras


#026 – Carnaval e Filosofia, com Ronie Silveira – Filosofia Pop
May 16 2016 75 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre Carnaval e Filosofia. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ronie Silveira Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira . Site de Ronie Silveira Site da Editora Fi Livro O Carnaval e a Filosofia Currículo Lattes Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m55s) * Indicações (1h05m50s) 1h05m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ronie: Livros O Carnaval e a Filosofia Indicações do Marcos: Textos

#025 – Podcast e Filosofia, com Marcos Ramon – Filosofia Pop
May 02 2016 78 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o Marcos Ramon, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília e apresentador dos podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto, para falar sobre Podcast e Filosofia. No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio. Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Visite o site do Filosofia Pop. Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Marcos Ramon Marcos Ramon é doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014), mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2011), possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e especialização em Leituras e Práticas Educativas (2007) pela mesma instituição. Tem experiência acadêmica nas áreas de Filosofia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, cibercultura e estética. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília, onde coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Filosofia e Cultura. Apresenta os podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto. Site de Marcos Ramon Podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto Livro A Estética da Angústia: uma aproximação entre Schopenhauer e os Peanuts Lattes do Marcos Ramon Comentados no episódio * Pauta principal (0h10m00s) * Indicações (1h00m00s) 1h00m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos



#023 – Sigmund Freud, com Priscila Frehse Pereira Robert – Filosofia Pop
Apr 04 2016 59 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Priscila Frehse Pereira Robert, Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Paris VII, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná, para falar sobre Sigmund Freud. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Priscila Frehse Priscila Frehse é Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Paris VII Denis-Diderot, Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná, Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Membro do psiA – Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise da Universidade de São Paulo. Trabalhou como docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Unicentro, Faculdade Dom Bosco e Faculdade Santana. Psicanalista e psicóloga clínica desde 2004 com experiência em atendimento clínico de crianças adolescentes e adultos e experiência de docência em Psicanálise, Psicologia Clínica e Estudos linguísticos, orientação de pesquisa e supervisão clinica. Priscila Frehse no podcast Papo Lendário Site da Priscila Frehse Lattes da Priscila Frehse Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h49m20s) 0h01m00s – Pauta principal Sigmund Freud (06/05/1856 Freiberg, Moravia – 23/09/1939 Hampstead, Reino Unido) 0h49m20s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações da Priscila: Livros Vida e Obra de Sigmund Freud – Ernest Jones Freud: Uma vida para o nosso tempo – Peter Gay Freud – Patrick Landman Freud O Movimento de Um Pensamento – Luiz Roberto Monzani Freud, pensador da cultura – Renato Mezan

#022 – Filosofia Africana: Marcien Towa, com Luís Thiago Freire Dantas – Filosofia Pop
Mar 21 2016 66 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Luís Thiago Freire Dantas, doutorando em Filosofia pela UFPR, para falar sobre o filósofo camaronês Marcien Towa. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Luís Thiago Luís Thiago Freire Dantas é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve a tese que procura refletir as concepções filosóficas de Leopold Senghor, Marcien Towa e Achille Mbembe para uma descolonização epistêmica. Tem experiência na área de Filosofia, pesquisando principalmente os seguintes temas: Afrocentricidade, Biopolítica, Educação Étnico-Racial, Hermenêutica, Filosofia Africana, Filosofia da Natureza, Ontologia e Teoria Descolonial Minicurso sobre Filosofia Africana Filosofia Africana no Ensino Médio: Por uma Descolonização Curricular Lattes de Luís Thiago Freire Dantas Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h55m00s) 0h01m00s – Pauta principal Marcien Towa (05/01/1931 Endama, Camarões – 02/07/2014 Yaoundé, Camarões) 0h55m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Luís Thiago: Filmes A negra de… (1966) Músicas Aláfia – Preto Cismado Indicações do Marcos: Vídeos Wole Soyinca – O Belo e a Consolação Textos Texto de Binyavanga Wainaina Filmes As estátuas também morrem (1953) Jean-Marie Téno (14/05/1954 Bandjoun, Camarões – )

#021 – Carl Jung, com Pablo de Assis – Filosofia Pop
Mar 07 2016 98 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Pablo de Assis, psicólogo, Mestre em Comunicação e participante de vários podcasts, para falar sobre Carl Jung. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Pablo de Assis Pablo de Assis é Psicólogo e bacharel em psicologia, tem MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Mestre em Comunicação e Linguagem. Trabalha como professor de psicologia para o ensino médio e superior e também é consultor em tecnologia educacional. Participa de vários podcasts, entre eles o Papo Lendário, Metacast e o Psicolog. Facebook do Pablo do Assis Twitter do Pablo de Assis Site do Pablo de Assis Pablo de Assis no Academia.edu Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (1h25m00s) 0h01m00s – Pauta principal Carl Gustav Jung (26/07/1875 Kesswil, Suíça – 06/06/1961 Küsnacht, Suíça) Fotos de Carl Jung 1h25m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Pablo de Assis: Filmes Um Método Perigoso (2011) Jornada da Alma (2003) Livros A Psicologia e o problema mente-corpo – Cesar Rey Xavier

#020 – Branquitude, com Marcio André de Oliveira dos Santos – Filosofia Pop
Feb 22 2016 70 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Marcio André de Oliveira dos Santos, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Sociais e professor de na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) para falar sobre branquitude. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Marcio André de Oliveira dos Santos Marcio André de Oliveira dos Santos é Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Mestrado e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa política comparada com tese sobre as relações político-institucionais entre movimentos negros e Estado no Brasil e na Colômbia. Fez estagio doutoral na Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos, sob orientação do Prof. Dr. Michael Hanchard no período de janeiro a julho de 2009. Foi professor da graduação e do mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Piauí de 2013 a 2015. Atualmente é professor do quadro efetivo do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira UNILAB, campus dos Malês em São Francisco do Conde, Bahia. Foi coordenador do UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola e subcoordenador do IFARADÁ – Núcleo de Pesquisa Sobre Africanidades e Afrodescendência, ambos na UFPI. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Sociologia Política, com ênfase nos estudos dos movimentos sociais, movimentos negros comparados, relações raciais e teoria do reconhecimento. Blog Afrolatinidade Currículo Lattes do Marcio André Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h59m00s) 0h01m00s – Pauta principal Matéria do Melhores do Mundo sobre o boneco do Finn Vídeo da Jout Jout sobre o Caio 0h59m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Marcio André: Textos

#019 – Filosofia e Artes Marciais, com Alexandre Meyer Luz – Filosofia Pop
Feb 08 2016 66 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Alexandre Meyer Luz, Doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e faixa preta em Jiu-jitsu, para falar sobre Filosofia e Artes Marciais. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Alexandre Meyer Luz Alexandre Meyer Luz é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), atualmente professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do programa de pós-graduação; Tem como área de pesquisa questões de Epistemologia Contemporânea e desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “O Ceticismo Como Problema Epistemológico e as Propostas de Solução Internalistas e Externalistas”, com financiamento do CNPq. É um dos membros fundadores do Grupo de Estudos sobre o Conhecimento e a Ciência (GE2C). Orientou trabalhos em nível de pós-graduação e graduação e participou de bancas de avaliação de concursos públicos e de avaliação de trabalhos de graduação e pós-graduação (especialização e doutoramento). Organizou eventos de natureza científica e publicou ensaios científicos na área de epistemologia. Trabalhou como editor de revistas e como parecerista ad hoc. E-mail do Alexandre Meyer Luz Site Filosofia e Artes Marciais Currículo Lattes do Alexandre Meyer Luz Canal do Youtube de Alexandre Meyer Luz Das Relações entre Filosofia e Artes Marciais – Alexandre Meyer Luz – Parte 1 Das Relações entre Filosofia e Artes Marciais – Alexandre Meyer Luz – Parte 2 Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h54m00s) 0h54m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Alexandre Meyer Luz: Livros

#018 – Hip Hop, com Ricardo Teperman – Filosofia Pop
Jan 25 2016 47 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ricardo Teperman, músico e doutorando em Antropologia, para falar sobre Hip Hop. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ricardo Teperman Ricardo Teperman é músico e antropólogo, doutorando no departamento de antropologia da USP, editor da Revista Osesp, editor executivo da revista Novos Estudos (Cebrap) e professor no programa de pós-graduação em canção popular da Faculdade Santa Marcelina. Autor de Se liga no Som: as transformações do Rap no Brasil e lançou os CDs A Torcida Grita (2007) e Geringonça (2009), entre outros. Currículo Lattes do Ricardo Teperman Dissertação de Mestrado do Ricardo Teperman Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h38m30s) 0h38m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ricardo Teperman: Artigos Gabriel Feltran – Sobre Anjos e Irmãos Ricardo Teperman – Imporviso Decorado Maria Rita Kehl – Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo Walter Garcia – Sobre uma cena de “Fim de semana no Parque”, do Racionais MC’s Música Playlist para acompanhar o livro Se liga no som Indicações do Marcos: Livros

#017 – Cornel West – Filosofia Pop
Dec 14 2015 50 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes falam sobre o filósofo Cornel West. Este é o último episódio da temporada 2015. Voltaremos dia 25 de janeiro de 2016. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Transcrição do episódio Comentados no episódio * Pauta principal (0h00m52s) * Indicações (0h42m50s) 0h00m52s – Pauta principal Cornel West sendo preso Cornel-west-arrested-ferguson-wrn-intv cnn Fotos de Cornel West sendo preso Cornel West como Councillor West em Matrix 0h42m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Marcos: Filmes Trilogia Matrix Malcolm X (1992) Faça a coisa certa (1989) Examined Live – Cornel West Livros Questão de raça – Cornel West Amada – Toni Morrison



#016 – Teatralidade e Filosofia, com Theo Fellows
Nov 30 2015 77 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Theo Fellows, doutorando em Filosofia e professor na Universidade Federal do Amazonas, para falar sobre Teatralidade e Filosofia. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Theo Fellows Theo Fellows é doutorando em Filosofia na Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, graduado em Artes Cênicas, Habilitação em Direção Teatral, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Artes Cênicas, tendo trabalhado como ator, diretor, dramaturgo e assitente de direção em espetáculos acadêmicos e profissionais. Possui também o título de Mestre em Filosofia (2011) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Currículo Lattes do Theo Fellows Comentados no episódio * Pauta principal (0h00m55s) * Indicações (1h01m00s) * Sorteio (1h12m15s) 1h01m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Theo Fellows: Livros História Mundial do Teatro – Margot Berthold História do Teatro Brasileiro – Edwaldo Cafezeiro e Carmem Gadelha O Nascimento do Trágico – Roberto Machado O Espectador Emancipado – Jacq...

#015 – Filosofia Africana: Ubuntu, com Wanderson Flor
Nov 16 2015 77 mins  
Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Wanderson Flor, Mestre em Filosofia, Doutor em Bioética e professor da Universidade de Brasília (UnB) para falar sobre Ubuntu na Filosofia Africana. Participe do sorteio do Kit de livros em comemoração às 500 curtidas na nossa página no Facebook. Confira as regras e participe! A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Wanderson Flor Wanderson Flor é mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB). É professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB) e Co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UNB-CNPq). Pesquisador das áreas de Filosofia Africana, Interfaces entre a filosofia e a educação, Ética, Filosofia Política e, também, das bases conceituais da Bioética. Site Filosofia Africana Currículo Lattes do Wanderson Flor Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m20s) * Indicações (1h00m00s) 0h01m20s – Pauta principal O Espírito da Intimidade – Sobonfu Somé 1h00m00s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Wanderson Flor: Livros Referências da Filosofia Africana – José Castiano

#014 – Filosofia do Design, com Marcos Beccari – Filosofia Pop
Nov 02 2015 70 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Marcos Beccari, Doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para falar sobre Filosofia do Design. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre Marcos Beccari Marcos Beccari é fundador do site Filosofia do Design e dos podcasts Anticast e Não Obstante. É Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do departamento de design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É co-autor do livro “Existe design? Indagações filosóficas em três vozes“. Facebook do Beccari Aquarelas do Beccari no Instagram Revista abcDesign Venda de aquarelas do Beccari Currículo Lattes do Marcos Beccari Por uma Filosofia do Design [manifesto] Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m20s) * Indicações (1h01m40s) 0h01m20s – Pauta principal Bruno Latour (22/06/1947 Beaune, França – ) Gilberto Mendonça Teles (30/06/1931 Bela Vista, Goiás – ) David Hume (07/05/1711 Edimburgo, Reino Unido – 25/08/1776 Edimburgo, Reino Unido) Marco Túlio Cícero (03 de Janeiro de 106 a.C. Arpino, Itália – 07 de dezembro de 43 a.C. Formia, Itália) Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Slavoj Žižek (21/03/1949 Liubliana, Eslovênia – ) Richard Rorty (04/10/1931 Nova Iorque,

#013 – Direito dos Estrangeiros: Hospitalidade e Tolerância, com Maria Clara Dias – Filosofia Pop
Oct 19 2015 57 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Maria Clara Dias, doutora em Filosofia e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para falar sobre direito dos estrangeiros, hospitalidade e tolerância. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Siga o Filosofia Pop no Twitter. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Maria Clara Dias Doutora em Filosofia pela Freie Universitat Berlin, com pós-doutorado na Universidade de Connecticut (2003) e na Universidade de Oxford (2006/2007), Maria Clara Dias é atualmente professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o acordo entre o Centro de Ética e Filosofia da Mente (CEFM) e o Oxford Uehiro Centre for Practical Ethics da Universidade de Oxford; o grupo de pesquisa em Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas (CNPq) e o Projeto Núcleo de Inclusão Social (NIS). É editora da Revista Diversitates e membro da Sociedade Internacional Latina e Latino Critical Legal Theory (LATCRIT) e do Network for Information and Computer Ethics do Department of Philosophy da University of Hertfordshire. É vice-diretora da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, recebeu o prêmio Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, com o projeto atualmente vinculado à bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. Livros da Maria Clara Dias na Amazon Site Perspectiva dos Funcionamentos Os Direitos Sociais Básicos Currículo Lattes da Maria Clara Dias VI Encontro Carioca de Direito dos Animais (ECADIA) – 2014 Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h47m10s) 0h01m00s – Pauta principal John Rawls (21/02/1921 Baltimore, EUA – 24/11/2002 Lexington, EUA)

#012 – Filosofia Japonesa, com Felipe Ferrari – Filosofia Pop
Oct 05 2015 77 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Felipe Ferrari, doutorando em Filosofia pela Universidade de Nagoya no Japão para falar sobre Filosofia Japonesa. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Felipe Ferrari Felipe Ferrari é Mestre em Filosofia pela Universidade de Nagoya, doutorando em Filosofia pela universidade de Nagoya, Bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) desde 2011 e Membro do comitê editorial da European Network of Japanese Philosophy (ENOJP). Facebook do Felipe Ferrari Twitter do Felipe Ferrari O desenvolvimento do Topos: Platão, Aristóteles, Bergson e Nishida (texto em Japonês) Site da Universidade de Nagoya Currículo Lattes de Felipe Ferrari Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m00s) * Indicações (0h57m40s) 0h01m00s – Pauta principal Nishi Amane (07/03/1829 Tsuwano, Japão – 30/01/1897 Tóquio, Japão) Kitaro Nishida (19/05/1870 Kahoku, Japão – 07/06/1945 Kamakura, Japão) William James (11/01/1842 Nova Iorque, Estados Unidos – 26/08/1910 Tamworth, Estados Unidos) David Hume (07/05/1711 Edimburgo, Reino Unido – 25/08/1776 Edimburgo, Reino Unido) Henri Bergson (18/10/1859 Paris, França – 04/01/1941 Paris, França) Hajime Tanabe (03/02/1889 Tóquio, Japão – 29/04/1962 Kita-Karuizawa, Japão) Tetsuro Watsuji (01/03/1889 Himeji, Japão – 26/12/1960 Tóquio, Japão) Keiji Nishitani (27/02/1900, Japão – 24/11/1990 Quioto, Japão) Kiyoshi Miki (05/01/1897 Tatsuno, Japão – 26/09/1945 Nakano, Japão) Jun Tosaka (02/09/1900 Tóquio, Japão – 09/08/1945 Suzaka, Japão) Martin Heidegger (26/09/1889 Messkirch, Alemanha – 26/05/1976 Friburgo em Brisgóvia, Alemanha) Daisetsu Teitaro Suzuki (18/10/1870 Honda-machi, Japão –

#011 – Filosofia Africana: Ancestralidade e Encantamento, com Adilbênia Machado – Filosofia Pop
Sep 21 2015 63 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Adilbênia Machado, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), membro dos grupos de pesquisa GRIÔ: culturas populares, diásporas africana e educação (UFBA) e do NACE (Núcleo de Africanidades Cearense), para falar sobre Ancestralidade e Encantamento. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre a Adilbênia Machado Adilbênia Machado é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. É membro dos grupos de pesquisa GRIÔ: culturas populares, diásporas africana e educação (UFBA) e do NACE (Núcleo de Africanidades Cearense), UFC. Participou de 2009 a 2012 do grupo de pesquisa REDPECT, nas linhas de pesquisa ACHEI (Africanidade, Corpo, História, Educação e (In)Formação), CPC (Cartografia do Pensamento Contemporâneo) e Cinema, Áudio-Visual e Educação da UFBA. Atuou como assistente na equipe de consultoria contratada pela Secretária do Estado da Bahia para a construção do texto-base das Diretrizes da Educação Quilombola do Estado da Bahia, atuou como pesquisadora para a USC (Universidade do Sul da Califórnia) na pesquisa “Relações Raciais na fala do professor”, atuou como Tutora a Distância no Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade, parceria da Universidade Aberta do Brasil com a UFBA e no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Pública (UFC). Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores [email protected] E-mail da Adilbênia Alguns Filósofos Africanos Ananse: Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica Filosofia Africana e Currículo: Aproximações Filosofia Africana para descolonizar olhares Linguagem e identidade Africana/Afro-brasileira

#010 – Filosofia Pop, com Charles Feitosa – Filosofia Pop
Sep 07 2015 48 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Charles Feitosa, Doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para falar sobre Filosofia Pop. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Transcrição do episódio Sobre o Charles Feitosa Charles Feitosa é Doutor em Filosofia, professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além de Coordenador do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop). É autor de livros sobre Filosofia e um dos precursores do termo Filosofia Pop no Brasil. Coluna Filosofia Pop no jornal O Povo Entrevista do Charles Feitosa para a revista Filosofia Participação do Charles Feitosa no podcast Não Obstante Currículo Lattes de Charles Feitosa Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m25s) * Indicações (0h42m30s) 0h01m25s – Pauta principal Gilles Deleuze (18/01/1925 Paris, França – 04/11/1995 Paris, França) Georg Wilhelm Friedrich Hegel (27/08/1770 Stuttgart, Alemanha – 14/11/1831 Berlim, Alemanha) Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Robert M. Pirsig (06/09/1928 Minneapolis,EUA -) Márcia Tiburi (06/04/1970 Vacaria, Rio Grande do Sul – ) Friedrich Nietzsche (15/10/1844 Röcken, Prússia – 25/09/1900 Weimar, Saxônia) Jacques Derrida (15/07/1930 El-Biar, Argélia – 08/10/2004 Paris, França) Martin Heidegger (26/09/1889 Messkirch, Alemanha – 26/05/1976 Friburgo em Brisgóvia, Alemanha) Néstor García Canclini (01/12/1939 La Plata, Argentina -) Giorgio Agamben (22/04/1942 Roma, Itália -) Vilém Flusser (12/05/1920 Praga, República Checa – 27/11/1991 Praga, República Checa) Gilbert Simondon (02/10/1924 Saint-Étienne, França – 07/02/1989 Palaiseau, França)


#009 – Feminismo, com Susana de Castro – Filosofia Pop
Aug 24 2015 44 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Susana de Castro, Doutora em Filosofia e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para falar sobre Feminismo. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Transcrição do episódio Sobre a Susana de Castro Susana de Castro é doutora em Filosofia pela Ludwig Maximilian Universität München, professora de filosofia e do programa em pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autora de livros sobre Filosofia e coordenadora do laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Site da Pós-graduação em Filosfia da UFRJ Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero Página da #partidA no Facebook Texto sobre o livro Filosofia e Gênero no Filosofia Pop Currículo Lattes da Susana de Castro Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m15s) * Indicações (0h37m55s) 0h01m15s – Pauta principal Mary Wollstonecraft (27/04/1759 Spitalfields, Reino Unido – 10/09/1797 Londres, Reino Unido) Simone de Beauvoir (09/01/1908 Paris, França – 14/04/1986 Paris, França) Judith Butler (24/02/1956 Cleveland, EUA -) Paul B. Preciado (1970 Burgos, Espanha -) 0h37m55s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações da Susana de Castro: Livros O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

#008 – Filosofia e Cultura Brasileira, com Ronie Silveira – Filosofia Pop
Aug 10 2015 75 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre Filosofia e Cultura Brasileira. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Ronie Silveira Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira . Site de Ronie Silveira Currículo Lattes Transcrição do episódio Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m10s) * Indicações (0h63m50s) 0h01m10s – Pauta principal Sérgio Schaefer (06/10/1946 Santo Cristo, Rio Grande do Sul – ) Fernando Azevedo (02/04/1894 São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais – 18/10/1974 São Paulo, São Paulo) Claude Lévi-Strauss (20/10/1908 Bruxelas, Bélgica – 30/10/2009 Paris, França) 0h63m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Ronie: Livros Apresentação do Brasil – Ronie Silveira Música Obra de Noel Rosa Indicações do Marcos: Livros Drummond e a Filosofia – Sérgio Schaefer e Ronie Silveira

#007 – Filosofia como modo de vida, com Eduardo Ferraz Franco – Filosofia Pop
Jul 27 2015 63 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Eduardo Ferraz Franco, Mestre em Filosofia pela UFG, punk e capoeirista, para falar sobre a Filosofia como forma de vida. Saiba qual é a filosofia do punk, como é a vivência da capoeira e o que é preciso para terminar um curso punk. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Transcrição do episódio Sobre o Eduardo Ferraz Franco Eduardo Ferraz Franco é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), punk e capoeirista. Escreveu sua dissertação sobre os animais em Schopenhauer e vivencia a filosofia no seu dia a dia. É integrante da banda punk Anak Krakatau. Schopenhauer e o vegetarianismo – Revista Lampejo Dissertação de mestrado do Eduardo [email protected] Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m02s) * Indicações (0h54m26s) 0h01m02s – Pauta principal Arthur Schopenhauer (22/02/1788 Gdańsk, Polônia – 21/09/1860 Frankfurt, Alemanha) Friedrich Nietzsche (15/10/1844 Röcken, Prússia – 25/09/1900 Weimar, Saxônia) Sócrates (469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia) Antístenes (445 a.C. Atenas, Grécia – 365 a.C. Atenas, Grécia) Diógenes de Sinope (412 a.C. Sinop, Turquia – 323 a.C. Corinto, Grécia) Epicuro (341 a.C. Samos, Grécia – 270 a.C. Atenas, Grécia) Esa Saarinen (27/07/1953 Hyvinkää, Finlândia – ) 0h54m26s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Eduardo: Livros História do Pensamento Ocidental – Bertrand Russel Sobre a Filosofia Universitária – Arthur Schopenhauer

#006 – Sócrates, com Rafael Rodrigues – Filosofia Pop
Jul 13 2015 65 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Rafael Rodrigues, também conhecido como Algures do MDM, para falar sobre a vida de Sócrates. Descubra se Sócrates sabia ler, qual a contribuição dele para o mundo e quem é o Sócrates da música. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Rafael Rodrigues Rafael Rodrigues, mais conhecido como Algures, é redator publicitário, roteirista de quadrinhos e divulgador científico. Formado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), escreve sobre terror, quadrinhos, filosofia e ciência para sites diversos. Site dos Melhores do Mundo (não, não é o grupo de teatro) Textos do Algures no MDM Textos de Rafael Rodrigues no AstroPT.org Site da Dinamo Studio Dies Irae Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m30s) * Indicações (0h51m36s) 0h02m30s – Pauta principal Sócrates (469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia) Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Xenofonte (430 a.C. Atenas, Grécia – 354 a.C. Trácia) Aristófanes (447 a.C. Atenas, Grécia – 385 a.C. Delfos, Grécia) Friedrich Nietzsche (15/10/1844 Röcken, Prússia – 25/09/1900 Weimar, Saxônia) Aristóteles (384 a.C. Estagira,Grécia – 322 a.C. Cálcis, Grêcia) Michel Foucault (15/10/1926 Poitiers, França – 25/06/1984 Paris, França) Cornel West (02/06/1953 Tulsa, Estados Unidos – ) 0h51m36s – Indicações de livros, músicas e vídeos Indicações do Rafael: Livros Ditos e feitos memoráve...

#005 – Platão – Filosofia Pop
Jun 29 2015 51 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes falam sobre Platão, um dos mais importantes filósofos da história. Abordam a história do filósofo, seu pensamento e suas obras. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Comentados no episódio * Pauta principal (0h03m52s) * Indicações (0h43m33s) 0h03m52s – Pauta principal Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Sócrates (469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia) Alfred North Whitehead (15/02/1861 Ramsgate, Reino Unido – 30/12/1947 Cambridge, Estados Unidos) Richard Rorty (04/10/1931 Nova Iorque, Estados Unidos – 08/06/2007 Palo Alto, Estados Unidos) Julia Annas (13/06/1946 Reino Unido – ) Pierre Hadot (21/02/1922 Paris, França – 24/04/2010 Orsay, França) Aristóteles (384 a.C. Estagira,Grécia – 322 a.C. Cálcis, Grêcia) 0h43m33s – Indicações de livros, músicas e vídeos – Livros Platão – Julia Annas Platão – Bernard Williams Platão – Richard Kraut O Banquete – Platão

#004 – Música Popular, com Diego Mascate – Filosofia Pop
Jun 15 2015 68 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o músico e professor de História Diego Mascate e conversam sobre música popular e a relação dela com a Filosofia, passando pela influência da Filosofia na composição de músicas, compositores que construíram pensamentos filosóficos e a visão de alguns pensadores sobre a música. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Sobre o Diego Mascate Diego Mascate é um pseudônimo artístico do cantor e compositor Diego de Moraes, professor de História na Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Uruaçu e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). No seu trabalho como músico, Diego, além de sua carreira solo, participa de vários projetos como a banda Pó de Ser e a dupla Waldi e Redson. Diego Mascate no Facebook Pó de Ser no Facebook Waldi & Redson no Facebook Blog do Waldi e Redson Blog Tudo Torto em Linha Reta Diego de Moraes Reticências Diego e o Sindicato – Parte de Nós Diego de Moraes no SoundCloud Diego Mascate no SoundCloud Texto – O suicídio de Assis Valente e o papai noel da coca cola Dissertação de Mestrado do Diego de Moraes Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m30s)

#003 – Existencialismo – Filosofia Pop
Jun 01 2015 41 mins  
Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes conversam sobre o existencialismo, passando pela definição do movimento, principais filósofos e a influência dele na cultura mundial. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m37s) * Indicações (0h33m31s) 0h02m37s – Pauta principal Jean Paul Sartre (21/06/1901 Paris, França – 15/04/1980 Paris, França) Albert Camus (07/11/1913 Dréan, Argélia – 04/01/1960 Villeblevin, França) Immanuel Kant (22/04/1724 Königsberg, Alemanha – 12/02/1804 Königsberg, Alemanha) Søren Kierkegaard (05/05/1813 Copenhague, Dinamarca – 11/11/1855 Copenhague, Dinamarca)   Emilinha Borba – Chiquita Bacana Pleasantville: A vida em preto e branco 0h33m31s – Indicações de livros, músicas e vídeos Karl Jaspers (23/02/1883 Oldemburgo, Alemanha – 26/02/1969 Basileia, Suíça) Livros Camus e Sartre: O polêmico fim de uma amizade no Pós-guerra – Ronald Aronson   Músicas Engenheiros do Hawaii – Infinita highway Engenheiros do Hawaii – Toda forma de poder Engenheiros do Hawaii – A revolta dos Dândis I

#002 – Felicidade – Filosofia Pop
May 18 2015 40 mins  
Neste episódio, Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes conversam sobre a palavra Felicidade. Falam sobre a origem da palavra, o que a felicidade tem a ver com a Filosofia, o que significava ser feliz na Grécia antiga, o que significa hoje e se dinheiro traz felicidade. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop! Comentados no episódio * Pauta principal (0h01m04s) * Indicações (0h31m13s) 0h01m04s – Pauta principal Sócrates (469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia) Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Aristóteles (384 a.C. Estagira,Grécia – 322 a.C. Cálcis, Grêcia) Robert Nozick (16/11/1938 Brooklyn, Estados Unidos – 23/01/2002 Cambridge, Estados Unidos) Immanuel Kant (22/04/1724 Königsberg, Alemanha – 12/02/1804 Königsberg, Alemanha) Jeremy Bentham (15/02/1748 Spitalfields, Reino Unido – 06/06/1832 Westminster, Reino Unido) John Stuart Mill (20/05/1806 Londres, Inglaterra – 08/05/1873 Avinhão, França) Albert Camus (07/11/1913 Dréan, Argélia – 04/01/1960 Villeblevin, França) Baruch Espinoza (24/11/1632 Amsterdã, Países Baixos – 21/02/1677 Haia, Países Baixos)   0h31m13s – Indicações de livros, músicas e vídeos Livros O Mito de Sísifo – Alberto Camus   Músicas Engenheiros do Hawaii – Muros e Grades Legião Urbana – Teorema Felicidade – Marcelo Jeneci Filmes Pier Paolo Pasolini – Teorema (1968)


#001 – Filosofia – Filosofia Pop
May 02 2015 64 mins  
Neste episódio, Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes conversam sobre a palavra Filosofia. Falam sobre a origem da palavra, o significado e o lugar da Filosofia nos dias de hoje. Esse é o episódio piloto do podcast Filosofia Pop. Foi um longo caminho até aqui. Por anos nós conversamos sobre fazer um podcast e sobre como deveria ser. Escrevemos sobre isso, fizemos pauta, marcamos gravação e desistimos de gravar por mais de uma vez. Agora está aqui, o primeiro episódio, o primeiro passo dessa caminhada. Ainda está longe do ideal, estamos em busca ainda de um formato, de um ritmo. A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais. Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia. Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais. Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes. Você pode também enviar um e-mail para [email protected] Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes. Fiquem agora com o primeiro episódio! Transcrição do episódio Comentados no episódio * Pauta principal (0h02m51s) * Indicações (0h56m03s) 0h02m51s – Pauta principal   Platão (428 a.C. Atenas, Grécia – 348 a.C. Atenas, Grécia) Sócrates (469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia) Friedrich Nietzsche (15/10/1844 Röcken, Prússia – 25/09/1900 Weimar, Saxônia) Aristóteles (384 a.C. Estagira,Grécia – 322 a.C. Cálcis, Grêcia) Amartya Sen (03/11/1933 Manikganj, Índia – ) Ernst Tugendhat (08/03/1930 Brno, República Checa – ) Georg Wilhelm Friedrich Hegel (27/08/1770 Estugarda, Alemanha – 14/11/1831 Berlim, Alemanha) John Dewey (20/10/1859 Burlington, Estados Unidos – 01/06/1952 Nova Iorque, Estados Unidos) Richard Rorty (04/10/1931 Nova Iorque, Estados Unidos – 08/06/2007 Palo Alto, Estados Unidos)   0h56m03s – Indicações de livros, músicas e vídeos Livros Convite à Filosofia – Marilena Chauí Filosofando – Maria Lúcia de Arr...

5 • 1 Ratings

Anderson Aug 12 2020
Top