#22 - Compra de vacinas contra covid por empresas é furar a fila?


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 28 2021 23 mins   5

Até agora não prosperou, pela segunda vez, uma tentativa da iniciativa privada para comprar vacinas contra a Covid-19 por fora, para aplicar em paralelo ao programa nacional de imunização do SUS. Em janeiro, um grupo da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas chegou a visitar uma fábrica na Índia para negociar a compra de cinco milhões de doses da Covaxin, que chegariam ao Brasil em março.

Mas a Anvisa avisou que só libera o registro emergencial para vacinas que fizeram a fase final de testes por aqui, o que não era o caso. Agora, a tentativa foi um pouco mais elaborada: um grupo de grandes empresas tentou comprar um lote de 33 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca para vacinar funcionários e familiares. Mas assumiu o compromisso de doar metade do que fosse comprado, ou seja, 16,5 milhões de doses, para o SUS.

E a iniciativa recebeu apoio do governo federal. Mas a farmacêutica AstraZeneca deixou claro que não pretende negociar com empresas por enquanto, vai manter a estratégia de vender as doses apenas para a distribuição pelos governos.

Quem defende a compra de vacinas por empresas fala que é uma ajuda para desafogar a fila do SUS. E quem discorda aposta que usar o poder econômico para atravessar a baixa oferta de doses é furar a fila da vacina. Então, Vamos Discutir? Esse é um podcast do Jornal da Band, hoje com Lana Canepa e com a nossa produtora e editora Stefanie Rigamonti.

Sonorização: Gabriel Pereira Gonçalves de Freitas

Direção: André Basbaum