Capítulo 4 - Anos 2000, o exílio de Moraes e o seu amor pelo Recife


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Feb 16 2021 31 mins   4

Contar a história dos Carnavais de Moraes é contar a história da própria folia nos últimos 45 anos. Do chão da praça, Moraes subiu o caminhão e tornou-se o primeiro cantor do trio. Promoveu o encontro de culturas, criticou a comercialização da festa, irritou-se, exilou-se e retornou para mostrar que tinha razão: o Carnaval não precisa de cordas.

Nesse quarto episódio, falamos do período de exílio de Moraes no Carnaval do Recife, que teve seu momento mais crítico nos anos 2000. Cada vez mais irritado com os rumos da folia em Salvador, cujos circuitos estavam loteados pela indústria do Axé Music, o mestre ficou por sete anos se apresentando apenas em Pernambuco.

Mas a relação de Moraes com o Recife é muito mais profunda que isso. Amante do frevo desde menino, quando escutava rádios do estado vizinho, ele é considerado 'o mais pernambucano entre os baianos' e é respeitado por todos os maestros do ritmo centenário. Por que a ligação de Moraes com o Recife é tão grande? A resposta você escuta aqui, na série documental produzida pelo Correio*.