Escuta amor - Os efeitos da escuta sobre subjetivação


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Mar 27 2023 11 mins   6

O processo de escuta convida o outro a dizer mais sobre si e sobre o modo como se relaciona com o desejo e o mundo. - Ao nos propormos escutar alguém estamos reconhecendo que esse outro tem algo que vale a pena ser dito e que esse dizer tem um sentido e o afeta de algum modo.


Quando se sai do pressuposto de um entendimento, de uma posição empática, para uma posição de curiosidade, aí se caminha para o que seja o desejo da pura diferença. De se dispor a tão singularmente querer conhecer alguém que é diferente de nós, e mostra e pode definir-se mais e mais diferente na medida que a que nos dispomos a escutá-la.


A escuta enquanto um ato de amor é sobre convidar o outro a contar mais sobre si, em nome próprio ao mesmo tempo, permitir se desconhecer-se. É um processo, é um trabalho e muda tudo. Uma vez que se escuta não da para deixar de escutar.


Eu reconheço você, eu reconheço que você existe, e por isso eu te escuto. Me conta sobre como é ser e estar sendo ser você


______________________

Meus Dados Oi mundo, meu nome é Leonardo Gonçalves Wild Caso tenha gostado siga no agregador e compartilhe.

Para quem quiser saber mais sobre mim, meu Instagram é @leogwild ou no YouTube @psicanalizando ou através do email [email protected]


Literatura:
• Sigmund Freud - Bate-se numa criança

• Jacques Lacan - Função de campo da fala (In: Os escrito)

• Jacques Lacan - Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

• Jacques Lacan - Seminário 23: Encore