Solidão e solitude - O Eu e o outro em Psicanálise


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Dec 30 2023 15 mins   2

Durante a vida a presença e ausência do outro se torna um fator muito singular e importante no que seja a subjetivação de cada um. - o outro, pode funcionar como uma referência, um modelo desde onde dizemos “quero ser como” ou “não quero ser isso”.


Mas para além disso, em psicanálise, a constituição de nossa imagem e nossos pensamentos passam e muito pelo outro - Como eu me vejo a partir de como o outro me vê? Como o outro me reconhecendo, eu reconheço meus feitos? O que eu me faço desde o reconhecimento do outro?


Em alguma medida, quando estamos sozinhos, nunca estamos realmente sozinhos. Existe uma parte de nós, que resultado de todos esses encontros, que ocorreram até aquele momento. Resultados de como construímos nossos desejo e demandas, a partir de incontáveis encontros com outros sujeitos. - Lacan vai dizer que o desejo é sempre o desejo do outro.


Uma das questões é como podemos estar sós e bem com nós mesmos, como podemos nos relacionar melhor aprendendo a ficar com nós mesmos? E como podemos ficar na presença de outros diferentes, e assim aprendermos a ficar melhor, quando a sós?


______________________ Meus Dados Oi mundo, meu nome é Leonardo Gonçalves Wild Caso tenha gostado siga no agregador e compartilhe. Para quem quiser saber mais sobre mim, meu Instagram é @leogwild ou no YouTube @psicanalizando ou através do email [email protected] ______________________ Literatura:


• Sigmund Freud — O Mal-estar na Civilização


• Sigmund Freud - Inibições, sintomas e ansiedade


• Jacques Lacan — Função de campo da fala (In: Os escrito)


• Jacques Lacan — Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise - Transferência


• Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico — Christian Dunker, Nelson da Silva Junior e Vladimir Pinheiro-Safatle


•Patologias do social: Arqueologias do sofrimento psíquico — Vladimir Pinheiro-Safatle, Nelson da Silva Junior e Christian Dunker