52. Saramago, 25 de abril e escritor enquanto marca


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Apr 24 2024 60 mins   4

Feliz 25 de abril a todos!

A Ana começa por recomendar o ‘Ensaio sobre a Lucidez’ (2004). Sempre criativo, Saramago imagina o sufrágio transformado num ato subversivo, explorando o rescaldo de uma eleição em que os votos brancos foram superiores à votação em qualquer partido.

O Tomé sugere um livro muito apropriado para o dia de hoje: ‘Rumo à Revolução. Os meses finais do Estado’ (2023), escrito por José Matos e Zélia Oliveira. Da atenção internacional à contestação que crescia nos militares portugueses, o livro explora os eventos e movimentos que antecederam o 25 de abril.

Na segunda parte, a Ana e o Tomé olham para os escritores que se destacaram por terem criado uma marca em torno de si. Se o tema começa como uma inquietação, leva-nos para a identificação de vários ‘escritores-marca’ marcantes.

Sigam o podcast no Instagram em ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@soseestragaumaestante⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Também nos podem contactar através do email [email protected]

Livros recomendados

Ensaio sobre a Lucidez, José Saramago (2004)

Rumo à Revolução. Os meses finais do Estado. José Matos e Zélia Oliveira (2023)


Créditos

Música: “The Wrong Way”, Jahzzar

Uma produção Casa do Aço ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@acasadoaco⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ - Instagram