Liliana Emparan: "O problema não é a separação, mas o que as pessoas dizem nesse momento"


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Mar 23 2024 32 mins   13

Como reduzir o sofrimento de um fim de uma história de amor? Com toda a mágoa que envolve esse momento de um relacionamento, seja um casamento ou um namoro, não importa só o conteúdo do que se fala, mas a forma também. “O problema não é só a separação, mas o que as pessoas dizem nesses momentos de crise. Às vezes, elas se magoam profundamente, tiram assunto do baú, um conteúdo e de uma forma não cuidada. Isso pode magoar demais o outro, você mexe na ferida outro, que fica ali com uma ferida aberta”, afirma a psicanalista, doutora em psicologia clínica e coordenadora do projeto Ponte, de atendimento psicanalítico para imigrantes, Liliana Emparan.

Convidada do Podcast da Semana da edição sobre término e com 20 anos de experiência clínica com atendimento a casais, ela fala que a boa comunicação não pode ser subestimada em um relacionamento. Ao mesmo tempo, de acordo com ela, a principal queixa dos casais é justamente a comunicação, porque não se sentem ouvidos e reclamam cada vez mais da solidão.

"É um paradoxo: você está com alguém que você escolheu. Mas você se sente só. As pessoas têm falado muito sobre isso, cada um fica no computador, no laptop, no celular, reuniões intermináveis, trabalhos exaustivos, muita demanda das redes sociais e, às vezes, pouco contato. Isso provoca um estranhamento absurdo", afirma a Gama.

No episódio, Emparan fala sobre como a solidão tem levado mais e mais gente à terapia de casal, como se a solidão fosse até maior quando se está junto. A psicanalista comenta sobre o estigma em torno da terapia de casal, mas comenta também como a mediação pode ser fundamental para viver o luto em alguns casos e fala ainda sobre as diferentes fases do processo de uma separação.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima