#186 – Abril Azul: direitos dos autistas


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Apr 22 2024 32 mins   4

Desde 2007, o mês de abril é voltado para a causa autista. O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma mais ou menos perceptível. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Independentemente da idade, do grau de severidade, todo autista tem direitos garantidos por lei. Mas como conhecer esses direitos? O que fazer para garanti-los? Com essa missão, convidamos a advogada Gabriela Küster, que é pós-graduada em Direito de Família e Sucessões e possui diversos cursos de especialização em Direito das pessoas com Autismo (TEA), TDAH e Dislexia. Boa escuta!

ES Ouve tem edição de Eduardo Couto, texto e produção de Carol Boueri, apresentação e direção de jornalismo de Danieleh Coutinho.