24/04/2024 - Cenário do algodão


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Apr 24 2024 2 mins   1
Olá, hoje é quarta-feira, 24 de abril, meu nome é Marcos Lira, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra, Mato Grosso, e falaremos sobre o cenário do algodão.

O mês de abril está marcado por eventos macroeconômicos que impactaram a cadeia produtiva de forma negativa: a sinalização de que o Banco Federal dos Estados Unidos, FED, não irá reduzir a taxa de juros no país, com o intuito de conter a inflação. Isto resultou em uma saída de dólares do Brasil, enfraquecendo o real.

O conflito entre Israel e Irã apresentou seus desdobramentos: a cotação do barril de petróleo alcançou valores ao redor de U$ 90,00; porém, mesmo assim, não foi suficiente para impulsionar a cotação da pluma que, em abril, teve variação negativa de 10,2%, até o dia 22. No Brasil, as principais regiões produtoras tiveram volumes de chuvas significativos neste mês e, apesar da situação atípica para o período, as lavouras apresentam-se em boas condições (mais de 80% estão em estágio de formação de maçãs).

Mesmo com o recuo atual nas cotações da pluma, salientamos que a safra brasileira possui 60% de comercialização já realizada em patamares de preços acima dos atuais, demonstrando a expertise dos cotonicultores que estavam atentos aos melhores momentos de travamento dos preços. A pluma é uma commodity que apresenta grande volatilidade quando ocorrem eventos que impactam a economia mundial.

O Banco do Brasil disponibiliza as Opções Agro BB e o Termo de Moedas (NDF), com o objetivo de proteger o produtor das oscilações de preços e suas margens. Atualmente, temos as Opções de Venda (PUT), referenciadas na B3, com vencimento em:

- Novembro/24 com strike entre U$ 0,73 e U$ 0,76/pound.

Consulte seu gerente de relacionamento para mais informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!!