21/01/2025 - Cenário da cana-de-açúcar


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 21 2025 4 mins   1
Olá, hoje é 21 de janeiro de 2025, sou Fabíola Lira, assessor(a) de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra Mato Grosso e falaremos sobre o cenário da cana-de-açúcar.

A safra 2024/2025 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil está praticamente colhida. As chuvas impactaram o ritmo de colheita no início de novembro e várias unidades produtoras postergaram o término das operações para o final do mês. Do início da safra até 1º de janeiro a moagem atingiu 613,6 milhões de toneladas, 4,75% abaixo da moagem durante o mesmo período do ano anterior, que foi uma safra recorde.

A próxima safra projeta ser marcada por um crescimento significativo na produção de açúcar, tanto no Brasil quanto no cenário mundial. Conforme consultoria Safras & Mercado, em suas estimativas para a safra 2025/26 a projeção de moagem de cana-de-açúcar no Brasil passou de 661,90 milhões de toneladas, previstas em outubro, para 676,90 milhões. Para a região Centro-Sul, a previsão de colheita foi ajustada de 605 milhões para 620 milhões de toneladas, enquanto a expectativa para o Norte-Nordeste permaneceu estável, com 56,9 milhões de toneladas.

As perspectivas climáticas indicam que a antecipação de um mês do início do período chuvoso no Centro-Sul, favoreceu a maturação das lavouras. Além de que chuvas adicionais posteriores proporcionaram uma melhoria significativa nos níveis de qualidade dos canaviais colhidos na safra 2024/25, criando uma base favorável para um desempenho ainda melhor na safra seguinte.

Conforme analista da Datagro, o principal desafio do setor, que é de capital intensivo, é a taxa de juros elevada. Obviamente, a continuidade de medidas protecionistas em mercados-chave como União Europeia e Estados Unidos também pode ser um obstáculo, apesar do Brasil estar se consolidando cada vez mais como o maior exportador de açúcar, garantindo o abastecimento dessa commoditie a nível global, representando mais de 75% das exportações mundiais de açúcar cru e cerca de 60% dos embarques totais de açúcar cru e branco.

Para atender as necessidades da cana-de-açúcar o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil. Há linhas de crédito para investimento, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional crédito de custeio agrícola e CPR. Quer saber sobre as principais cadeias do agronegócio e muito mais? Inscreva-se em www.broto.com.br. Conte sempre com a assessoria em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.