NovusCast - 13 de Setembro 2024


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Sep 13 2024 17 mins  

Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart e Yara Cordeiro debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo.⁠



No cenário internacional, foram divulgados alguns dados de inflação americanos (CPI, PPI, Import Price Index), com a parte de serviços (residenciais principalmente) vindo levemente acima do esperado, enquanto a parte bens segue em processo deflacionário – juntando os inputs, expectativa novamente positiva para o PCE. Ainda, foram feitas diversas comunicações por articulistas e ex-membros do Fed, abordando a possibilidade do início do ciclo dos cortes com 0,50%. Ocorreu também o debate entre Donald Trump e Kamala Harris, com percepção de melhor desempenho da Kamala. Na Europa, o ECB cortou o juro em 0,25%, e a Lagarde se mostrou muito confortável com o pace de cortes de mesma magnitude trimestralmente. Por fim, os dados de inflação e atividade na China demonstram a continuidade da fraqueza da demanda.


No Brasil, houve a aprovação do projeto que definiu a nova prorrogação da desoneração da folha de pagamentos. A semana foi marcada por uma série de notícias fiscais um pouco mais negativas. Do lado dos dados, os de atividade (PMC e PMS) surpreenderam positivamente, com composição benigna, e de inflação (IPCA) veio próximo ao esperado.



Nos EUA, os juros fecharam entre 4 e 8 bps, enquanto as bolsas performaram bem – S&P500 +4,02%, Nasdaq +5,93% e Russell2000 +4,36%. Das moedas, o destaque ficou para o peso mexicano, que valorizou 4,03%. No Brasil, os juros abriram entre 2 e 10 bps, o Ibovespa subiu 0,23% e, o real, 0,63%.



⁠⁠⁠⁠⁠Na próxima semana será importante acompanhar a decisão dos bancos centrais americano, brasileiro, inglês e japonês; dados de inflação no Reino Unido e dados de atividade (vendas no varejo) nos EUA.



Não deixe de conferir!⁠