O combate ao assédio moral e sexual no ambiente das instituições públicas | Observatório Feminino


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 20 2025 24 mins  

O combate ao assédio moral e sexual no ambiente das instituições públicas constitui uma ação fundamental para o sucesso dessa política.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a integridade é uma pedra fundamental da boa governança, uma condição para que todas as outras atividades do governo não só tenham confiança e legitimidade, mas também que sejam efetivas.

Em Minas Gerais, o assunto passou a ser tema de audiências publica, na Assembleia Legislativa, após a morte da escrivã Rafaela Drumond, de 32 anos, que tirou a própria vida no dia 9 de junho de 2023, dentro de casa, no Município de Antônio Carlos (Região Central). Conforme relatos de amigas, áudios que Rafaela teria enviado, ela estaria sofrendo assédio moral e sexual dos colegas na Delegacia de Carandaí.

Em 2019, a Corregedoria-Geral de Polícia Civil recebeu três denuncias de assedio moral ou sexual. Em 2020, as denuncias registradas subiram para 12. Em 2021 foram 11 denuncias. Em 2022 foram 18 e em 2023, foram 35 denuncias.

Para falar sobre o assedio moral e sexual nas instituições de Minas, o podcast Observatório Feminino convida a presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil, Aline Risi dos Santos.