Entre o período de 2013 a 2024, 18.387 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos, período que abrange os mandatos de Barack Obama, a primeira gestão de Donald Trump e o Governo de Joe Biden.
De acordo com dados levantados pela equipe da Itatiaia, dos três governantes, o governo de Biden foi o que mais deportou brasileiros, com 7.422 enviados de volta ao país, seguido das gestões Trump (6.776) e Obama (4.189).
Um outro dado aponta que entre outubro de 2019 e janeiro de 2025, 11.679 deportados desembarcaram somente no Aeroporto de Confins. E estimativas de autoridades apontam que mais de 2 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos.
O tema da migração, e todas as questões éticas envolvendo o tratamento dos estrangeiros, tomou grandes proporções na mídia e nas redes sociais devido aos últimos acontecimentos após a posse do presidente Donald Trump, no último dia 20 de janeiro.
Por isso, o Palavra Aberta desta semana conversa o advogado especialista em Direito Internacional, doutor em Direito Penal, professor da PUC Minas, Eduardo Milhomens, e com o professor, coordenador da especialização em Psicologia e Migração, também da PUC Minas, psicólogo com especialização em Direitos Humanos e Cidadania no Contexto das Políticas Públicas e mestre em Psicologia, conselheiro do Conselho Regional de Psicologia, Henrique Galhano Baileiro.