O terceiro episódio do programa Por Portas e Janelas, concebido pela Casa da Arquitetura procura apontar alguns dos temas mais relevantes da contemporaneidade. Tanto na procura do conhecimento mais experiente, como na busca por novas práticas da arquitetura, em torno do tema da sustentabilidade e das abordagens ao projeto, ao tema da habitação. Em suma, relevar o poder transformador da arquitetura.
Neste episódio, ouvimos os convidados Manuel Aires Mateus, arquiteto do atelier Aires Mateus e Nuno Sampaio, Diretor-Executivo da Casa da Arquitetura, com moderação do Luís Santiago Baptista.
O poder transformador da arquitetura é o mote para uma conversa que se desenvolve em torno das necessidades contemporâneas, do papel da liberdade nos exercícios de síntese para os quais somos convocados, na procura de lógicas menos normativas e mais universais, da necessidade de simplificação do quadro legal e, também, das preocupações ecológicas emergentes. Por fim, a importância do diálogo para com a sociedade civil ou, talvez melhor, da necessidade de falarmos de arquitetura sem nos refugiarmos nos temas que lhe são tantas vezes associados.
Manuel Aires Mateus lembra-nos da importância de discutir Arquitetura, sem nos dispersarmos nos temas que lhe são convergentes. Falar de Arquitetura é falar da qualidade e da beleza da arquitetura. Falar de arquitetura pela arquitetura somente. Nuno Sampaio referiu-se ao complexo do quadro legal que envolve o processo de construção e a necessidade de fazer o “abate” de regulamentos que dificultam o exercício da prática profissional.
Todas as semanas, uma instituição diferente, uma rubrica.
Este episodio tem o patrocínio da CIN. “A CIN acredita no poder transformador da arquitetura”.
No próximo episodio contamos com um diálogo com o MAC/CCB onde é feito um retrato da situação atual, mapeando a crise da habitação em que vivemos.
Locução: Carla Lopes,
Edição: Soraia Fernandes, Maria João Jorge e Pedro Campos Costa
Técnico: Miguel Serrão
Música: Ricardo Jacinto
Apoio: DGARTES