Neste 22 de janeiro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) celebra 41 anos do encontro que é considerado o marco do início de sua história. Foi o Congresso Nacional, realizado nesta data, em 1984, na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná.
Como parte da celebração, nesta semana, o MST realiza, pela primeira vez, a reunião da Coordenação Nacional do movimento na região amazônica, no caso, Belém do Pará.
Um dos motivos do encontro acontecer no Norte do país é a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em novembro deste ano na capital paraense.
No entanto, até lá, o MST pretende que boas notícias venham do Centro-Oeste do país, especificamente da capital federal, Brasília (DF).
“A gente segue muito ansioso pelo avanço do assentamento das famílias acampadas. Até o início do governo Lula, em 2023, a gente tinha cerca de 60 mil famílias acampadas pelo MST, organizadas pelo MST. Hoje, segundo os próprios dados oficiais do Incra [Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária], já são mais de 100 mil famílias acampadas em todo o Brasil”, cobra Ceres Hadich, membra da Coordenação Nacional do MST, em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (22).
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
22-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/MST
O post No aniversário de 41 anos, MST quer aumentar ocupações e espera ver reforma agrária no governo Lula apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.