No Comportare desta semana, nossa pauta vai começar pelo ato de AÇÃO DE GRAÇAS. Vamos observar que o português é uma das poucas línguas das mais conhecidas e mais usadas na Internet a fixar laços entre quem agradece e quem recebe o agradecimento, mediante a palavra OBRIGADO, cujo étimo é LIGATUS, ligado.
Vamos comentar também a origem do primeiro ato público de AÇÃO DE GRAÇAS, surgido nos EUA e séculos depois adotado no Brasil e marcado igualmente para a última quinta-feira de novembro.
Lembraremos também a via-sacra, especialmente uma das estações: aquela na qual Verônica enxuga o rosto de Jesus, que está suando muito, tropeçando e caindo em direção ao calvário.
No dia seguinte àquele aparente fracasso - - era uma sexta-feira -- vem o Sábado de Aleluia. E depois deste ato de ação de graças vira dezembro, que nos trará o Natal, marca importante de uma seita do Século I e que no Século IV já era a religião oficial do poderoso império romano e desde então designa a civilização ocidental, que é cristã.
Não nos esqueceremos de que AÇÃO DE GRAÇAS pressupõe fazer, não apenas dizer, como esclarece a palavra AÇÃO.