Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Mar 21 2024 29 mins  

Segundo dados do painel de arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 1 milhão de casos de dengue este ano. No mesmo período do ano passado, o país tinha pouco mais de 200 mil casos. A Prefeitura de Campinas decretou, no dia 7 de março, estado de emergência para a dengue. A cidade já registrou 14.800 casos confirmados de dengue e três mortes decorrentes da doença.


Para entender esse aumento no número de casos e também esclarecer dúvidas da população sobre a dengue, o podcast Ressonância conversou com Mariângela Ribeiro Resende, médica infectologista da Seção de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e professora de infectologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).


De acordo com Resende, a dengue apresenta três períodos bem definidos: a fase febril, que dura em torno de cinco dias, a fase crítica, que vai do quinto ao sétimo dia, e a fase de recuperação. A fadiga e indisposição podem durar alguns dias. Os principais sintomas da dengue são febre associada a dor de cabeça atrás do olho, dor no corpo e erupção cutânea.


“A dengue demanda um esforço multissetorial para ser controlada. É necessário o esforço do cidadão no controle dos criadouros residenciais, além de políticas públicas e de inovação para o controle mais abrangente do mosquito”, ressaltou Resende no podcast.