#8 A implementação de cotas no PPGAS/USP


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Oct 18 2021 36 mins   1
Composição com fotografias do Unsplash

Por que ações afirmativas na pós-graduação? Neste episódio, investigamos a história da implementação de ações afirmativas na pós-graduação, discutindo as polêmicas que envolveram essas políticas, a democratização do conhecimento e as transformações que repercutem até hoje junto com quem presenciou esse movimento. Para tanto, conversamos com Talita Lazarin dal Bo, uma das proponentes das cotas no PPGAS/USP, e Hugo Salustiano, ingressante cotista no mestrado em antropologia social da USP.

CRÉDITOS:

Roteiro e produção de Tainá Scartezini.

Revisão de Lucas Lippi.

Apresentação de Tainá Scartezini e Lucas Lippi.

E edição e mixagem de som de Frederico Sabanay.

Para este episódio, entrevistamos Talita Lazarin dal Bo e Hugo Salustiano.

Ao longo do episódio fazemos referência às cartas de 2006 em manifestos contra e à favor das cotas, ao artigo “O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP” e à uma entrevista concedida por José Jorge de Carvalho ao portal da UnB. Utilizamos também áudios do documentário da Marcha Zumbi dos Palmares realizado pela Organização da Marcha Zumbi dos Palmares em 1995 e mencionamos o artigo “O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP”.

Currículo Lattes de Talita Lazarin dal Bo

Currículo Lattes de Hugo Salustiano

BIBLIOGRAFIA:

De Fiori, A. L., Assênsio, C. B., Andrade, F., Teixeira, J. M., Patriarca, L., & dal Bo, T. L. (2017). O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP. Revista De Antropologia, 60(1), 55-83. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.132101

Horizontes Antropológicos, Volume: 11, Issue: 23, 2005

Cartas manifesto contra e a favor das cotas

Entrevista José Jorge de Carvalho

Documentário Marcha Zumbi dos Palmares