O convidado do JR Entrevista desta quarta-feira (25) é o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Cordeiro. Ao jornalista Yuri Achcar, Alexandre Cordeiro destacou qual a atuação do órgão na proteção dos consumidores e contra as chamadas infrações econômicas, como os cartéis.
O Cade tem três responsabilidades: combater infrações de ordem econômica, a defesa da concorrência e analisar as fusões de empresas. "Porque às vezes essas duas empresas se juntando, elas terão uma concentração muito grande. E aí elas podem influenciar as condições do mercado", explica.
Quando as empresas não seguem o que é determinado em lei, elas estão sujeitas a sanções que "vão desde multa até penalidades acessórias". A multa é de 0,1 a 20% do faturamento bruto da empresa no ano anterior. "A multa mais alta que a gente aplicou no Cade chegou a R$ 3.1 bi", afirmou Alexandre Cordeiro.
O presidente do Cade também falou sobre a discussão em torno da possível regulamentação das redes sociais. Segundo ele, no meio digital é muito mais fácil a ocorrência de monopólios, já que todo mundo vai querer estar no mesmo aplicativo de conversa, por exemplo. Por isso, para ele, a "discussão toda é como regular" para não inibir a inovação.
Por fim, Alexandre Cordeiro também falou sobre a polêmica em torno de possíveis cartéis de combustíveis no Distrito Federal. Ele falou que não pode falar sobre o caso concreto, já que ainda é uma investigação em aberto, mas que é importante entender que não é uma
situação tão simples.
"É importante destacar que nem sempre quando você vê um preço igual a outro quer dizer que tem cartel", destaca. No caso dos postos, ele elenca a questão de serem poucos fornecedores. "Tudo facilita para um preço muito próximo."
O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.