ninguém gosta de quem mente o tempo todo, mas quão dispostos estamos a escutar a crueza da verdade? é difícil abandonar o jogo do “me engana que eu gosto”; ainda mais com tantos filtros, deep fakes, recursos de inteligência artificial, bots e redes de manipulação.
quase 90% da população brasileira admite já ter acreditado em conteúdos falsos. e ainda tem os conteúdos que não são falsos, mas são descabidamente tendenciosos, e a gente vai comprando ou rejeitando essas inverdades, e fica difícil habitar o meio termo. como sabemos, isso nos leva a polarizações radicais e muita repressão e negação da verdade.
parece que ficamos bons demais em criar mentiras de verdade. narrativas que são tão convincentes porque nos dizem o que queremos ouvir, nos mostram aquilo em que queremos acreditar... e aí, temos outra alternativa além de topar tantas mentiras?
nesse episódio, contamos com a participação de Leandro Karnal, historiador, professor, escritor e um dos maiores e mais respeitados pensadores brasileiros contemporâneos. e também com Tomás Chiaverini, jornalista, escritor e criador do aclamado podcast Radio Escafandro.
para mais VIBES,
acesse os perfis da float:
assine nossa newsletter no substack
apoie este projeto em apoia.se
**apresentação:**
refs.
O Futuro de uma Ilusão — Freud
VIBES: ARTIFICIALIDADE AUTÊNTICA
Lying: Moral Choice in Public and Private Life — Sissela Bok
memes & trends em análise: "Romantize a sua Vida"
Doppelganger: A Trip into the Mirror World — Naomi Klein
Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político — Castro Rocha
O Pastor, Rádio Escafandro — Tomás Chiaverini
A Pós-Mentira — Tomás Chiaverini