O amadorismo de Hernâni Dias e a contradição de Ventura


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 30 2025 34 mins   28

Na conversa desta semana, os temas são variados. Olhamos para a entrevista que Pedro Nuno Santos deu na passada semana ao Expresso, onde adoptou um novo discurso sobre segurança e imigração. Estará o líder do PS a respirar o ar dos tempos e, com isso, a pôr em causa a matriz do partido, ou a acertar o passo no sentido certo?

Vimos um PS dividido entre os críticos e os defensores da nova abordagem ensaiada pelo secretário-geral. Já a líder parlamentar, Alexandra Leitão, pareceu ter ficado a meio caminho.

A semana política fica marcada pela primeira baixa no governo, com a demissão do agora reclassificado em ex-secretário de Estado Hêrnani Dias. Olhamos em especial para a criação, enquanto já tinha funções no Ministério da Coesão Territorial, de duas imobiliárias que poderiam beneficiar da nova lei dos solos. Falta saber se o assunto está resolvido ou continua por esclarecer se e quanto o Governo sabia acerca dos casos em apreço.

Outro caso é o das malfadadas malas que nesta semana se transformou num ataque cerrado do Chega e de André Ventura ao presidente da Assembleia da República. Poderá o presidente do partido, André Ventura, beneficiar com esta estratégia?

Entretanto, as eleições marcadas pelo Presidente da República para 23 de Março para que a Madeira pudesse ir a votos já com a nova lei eleitoral não deverão decorrer com a nova legislação. Marcelo responsabilizou o Governo e já se percebeu que houve, no mínimo, falhas de comunicação e articulação. Que terá falhado neste processo?

No Público & Notório, volta a estar o caso das últimas semanas: o deputado do Chega que foi alvo de buscas, incluindo no seu gabinete na Assembleia da República. Há ainda tempo para a reacção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa à informação avançada pelo Diário de Notícias. Carlos Moedas, confrontado com a revelação de que os números da criminalidade em Lisboa tiveram a sua maior descida na última década, diz que o que conta afinal é o tipo de crimes, a forma e como são praticados.

See omnystudio.com/listener for privacy information.