Passam 5 anos sobre o primeiro caso oficial de Covid-19. Há mais de 100 anos, Lisboa era assolada por outra pandemia: a da Gripe Pneumónica, também conhecida, indevidamente, como Gripe espanhola. Sem cura, sistema de saúde, medicamentos ou alimentos para ajudar a curar os convalescentes, os poucos hospitais da cidade começaram a encher-se de doentes.
Os bairros da cintura industrial foram os mais fustigados, numa doença que - ao contrário da Covid-19 - afetava sobretudo os mais jovens. Muitos morriam em casa. Em breve, o número de mortos obrigava os coveiros, já exaustos, a trabalhar mais horas por dia. As oficinas da câmara de Lisboa fabricaram caixões para os mais pobres. Há quem defenda que o fim da guerra foi precipitado pela pandemia, e há também quem sustente que os contágios foram provocados pelas movimentações de tropas da I Guerra Mundial.
No episódio de Histórias de Lisboa, Miguel Franco de Andrade conversa com a investigadora, Eunice Relvas, sobre os efeitos da pandemia de Gripe Pneumónica em Lisboa. Oiça aqui a entrevista
See omnystudio.com/listener for privacy information.