A circularidade está em foco neste podcast gravado ao vivo durante o evento Go Wide, onde ficámos a conhecer alguns projetos apoiados onde as práticas de agricultura circular são o ponto de partida.
O projeto Living Lab Efluentes pretende valorizar os efluentes e coprodutos da atividade agropecuária para produzir biofertilizantes com aplicação em diversas culturas, mitigar os GEE com a redução de amoníaco, mas também apostar na biorefinaria.
Nos frutos secos o SAP4CircularAgriculture procura trabalhar uma gestão eficiente do recurso água. A ideia é tentar encontrar uma solução sustentável e inovadora que ajude o aumento da capacidade de humidade nos solos e maior disponibilidade de água para as plantas. Falamos de um polímero superabsorvente gerado por subprodutos como a casca de amêndoa e caroço de azeitona.
Já o BioComp_3.0 Grande parte das massas de água estão contaminadas com jacinto de água que são depositadas nas margens dos rios, sem uso aparente e com risco permanente de recontaminação. Avaliar a capacidade de fazer compostagem com esta biomassa com resíduos subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais que permitam preparar produtos compostados.
Entrevistados
Olga Moreira _ INIAV
Jéssica Silva_ Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos
Manuel Ângelo Rodrigues_ Instituto Politécnico de Bragança
Com o apoio:
Química Massó