O que os homens podem aprender com a liderança das mulheres? #15


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Oct 05 2024 25 mins  

Send us a text

Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

Podcast número 15 da fase inicial de síntese, área socialidade.

O que os homens podem aprender com a liderança das mulheres?

Olhando para a sociedade atual e avaliando os dados relacionados ao bem-estar dos homens em comparação com as mulheres, a situação masculina não é boa. Algumas considerações que eu gostaria de destacar. Sempre que converso sobre diferenças entre homens e mulheres, frequentemente percebo que a forma de pensar busca uma certa comparação/ competição. Gostaria de refletir sobre este problema de uma forma puramente descritiva, visando entender e aprender como os dados. Acredito que estruturar o pensamento de uma forma que homens e mulheres competem entre si não é produtivo, porém olhar para este problema com a lente da importância que a diversidade tem em construir uma sociedade melhor, acredito que será extremamente benéfico. Portanto convido a todos pausar as conclusões e avaliar os fatos e os dados primeiro. Hold judgement!

Disparidades de gênero em suicídio, acidentes, encarceramento, corrupção e vício. Os homens apresentam piores resultados.

A observação de que os homens geralmente apresentam resultados piores em áreas como suicídio, acidentes, corrupção e vício é causada por vários fatores:

· Expectativas e normas sociais

o Masculinidade tóxica: os papéis tradicionais de gênero geralmente determinam que os homens devem ser fortes, independentes e emocionalmente estoicos. Isso pode levar os homens a internalizarem emoções, levando ao aumento do risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, que podem contribuir para o suicídio.

§ Os homens podem se beneficiar muito caso aprendam o valor de pedir ajuda e demonstrar vulnerabilidade.

o Comportamento de risco: as expectativas sociais podem encorajar os homens a se envolverem em comportamentos de risco, como direção imprudente ou abuso de substâncias, aumentando sua probabilidade de acidentes e vício.

§ Homens, principalmente jovens, frequentemente subestimam o risco.

· Fatores econômicos

o Estresse financeiro: os homens podem enfrentar maiores pressões financeiras, como ser o principal ganha-pão, o que pode contribuir para o estresse, depressão e abuso de substâncias.

o Riscos ocupacionais: os homens são mais propensos a trabalhar em ocupações fisicamente exigentes ou perigosas, o que pode aumentar o risco de acidentes e ferimentos.

§ Acredito que a sociedade como um todo deveria reconhecer o preço que os homens pagam diante das expectativas sociais e no trabalho mais perigoso.

· Fatores psicológicos

o Estigma de saúde mental: os homens geralmente são menos propensos a procurar ajuda para problemas de saúde mental devido ao estigma social, levando a condições não tratadas que podem aumentar o risco de suicídio e outros problemas.

§ Os homens podem se beneficiar muito caso aprendam o valor de pedir ajuda e demonstrar vulnerabilidade.

o Comportamento impulsivo: os homens podem ser mais propensos a comportamento impulsivo, o que pode contribuir para a tomada de decisões arriscadas e maior probabilidade de acidentes e vício.

§ Metacognição

§ Socialidade

§ Risco - principalmente diante de pressões sociais e ou competição.

· Fatores biológicos

o Diferenças hormonais:

Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

o Um grande abraço do Kald.