Se por um lado, os homens são os culpados quando o assunto é abandono paterno, por outro lado, eles também são vítimas de um sistema que os obriga a adotar um padrão de masculinidade que os adoece e dessensibiliza. Por isso, no último episódio da primeira temporada, discutindo as novas masculinidades, aquelas que valorizam o afeto, o cuidado e a diversidade, características essenciais para a educação e o desenvolvimento das crianças.
Esse é um debate recente e que tem tudo a ver com o tema do nosso podcast. a desconstrução dos estereótipos tradicionais de masculinidade abre espaço para a construção de identidades masculinas mais pluralizadas, saudáveis e igualitárias, identidades que entendem que cuidar dos filhos e outros membros da família ou da sociedade não diminui em nada o ser homem.
Participa do programa Leandro Ziotto, fundador da consultoria 4Daddy, criada em 2016 para orientar homens sobre paternidade e equidade de gênero. No Ep. 6, você vai ouvir ainda o relato do cineasta Alexandre Mortágua, que foi registrado por seu pai quando tinha um ano de idade e só o conheceu pessoalmente quando já tinha mais de 20 anos.
Ouça, curta, comente e compartilhe!!
Ficha Técnica
Idealização, produção, apuração, redação, apresentação e edição: Fernanda de Almeida Peregrino
Trilha sonora: Free Music Archive e Podcastle
Doações
Este é um projeto independente e precisa do seu apoio financeiro! Doe qualquer valor na Plataforma Apoia-se: apoia.se/semonomedopai.
Redes sociais
TikTok/Instagram: @semonomedopai