No mundo corporativo contemporâneo, a sigla ESG ganha destaque, mas o que ela realmente significa além de uma moda passageira? ESG representa três pilares fundamentais que caracterizam ambientes empresariais bem-sucedidos: Ambiental, Social e Governança. O primeiro aborda práticas sustentáveis, o segundo envolve ações para melhorar o ambiente de trabalho e as relações com os diversos públicos, enquanto o terceiro trata da transparência institucional, seja em organizações públicas ou privadas.
Esses três pilares, hoje em dia, são altamente valorizados pelos consumidores, que buscam empresas comprometidas com o meio ambiente, relações saudáveis com os funcionários e transparência em suas operações. Investidores também procuram direcionar recursos para empresas que seguem princípios ESG e financiar projetos alinhados a esses valores.
Como resultado, o mercado de trabalho tem testemunhado uma crescente demanda por profissionais qualificados em ESG, atraindo talentos de diversas áreas, como jornalismo, economia e gestão. Não é surpresa que surjam cursos, especializações e MBAs dedicados ao tema, pois a capacidade de planejar com base nos princípios ESG tornou-se uma habilidade altamente valorizada.
Neste episódio do Sustentabilismo Podcast, a jornalista Paula Groba conversa com o especialista em ESG e professor da Fundação Getúlio Vargas, Fabrício Stocker, sobre a crescente necessidade de profissionais qualificados nesse campo promissor, tanto no Brasil quanto no mundo. Acompanhe e aprofunde seu entendimento sobre o universo do ESG.