Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre os 40 anos das Diretas Já
“Roteiro da Liberdade: os 40 anos das Diretas Já” celebra um dos maiores movimentos populares da história do Brasil
No dia 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados rejeitou a emenda Dante de Oliveira, que pretendia restabelecer as eleições diretas para a presidência da República. Depois de duas décadas de ditadura militar, com o revezamento de generais na chefia do Poder Executivo, a população lotou ruas e praças do Brasil clamando pelo retorno de eleições livres e democráticas. Foi uma mobilização como nunca.
Quarenta anos depois, a Rádio Senado relembra esse momento histórico na reportagem especial “Roteiro da Liberdade: os 40 anos das Diretas Já”, dos jornalistas Leila Herédia e Maurício de Santi. Em dois episódios, que serão veiculados dentro do programa Conexão Senado, nesta quinta (25) e sexta (26), a reportagem traz os principais fatos relacionados à campanha.
A participação popular, o engajamento de artistas e políticos, a derrota da emenda, a frustração com o resultado, a retomada da esperança com a continuidade das manifestações de rua, a eleição pelo colégio eleitoral do civil Tancredo Neves, o fim da ditadura, a Constituição de 1988, a volta das eleições diretas, a eleição de Fernando Collor em 1989, o primeiro a ser escolhido pelo voto popular desde o golpe de 1964. A reportagem especial está disponível também no site senado.leg.br/radio e nas principais plataformas de podcast.