EP.14 ANTIBIÓTICOS - Conversas Contagiosas | O poder da abordagem multidisciplinar - Cuidados Intensivos, Infeciologia e PPCIRA


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 02 2025 64 mins   1

Para darmos continuidade à discussão sobre as multirresistências, uma das prioridades da Organização Mundial de saúde para 2024, a MSD em colaboração com o Grupo de Infeção e Sepsis continua a promover as já conhecidas “Conversas contagiosas” onde colocamos à conversa profissionais de saúde de diferentes especialidades, mas com um interesse comum: a infeção por bactérias multirresistentes.
Desta vez queremos abordar a colaboração entre o PPCIRA, Cuidados Intensivos e Infeciologia e, para isso, juntam-se a nós a Drª Isabel Neves, infeciologista e coordenadora do Programa de Apoio à Prescrição Antibiótica na ULS de Matosinhos e o Dr. Paulo Mergulhão, coordenador PPCIRA e da unidade de cuidados intensivos no Hospital Lusíadas e presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados intensivos. Quais são os principais desafios na abordagem a infeções multiresistentes? Como é que a colaboração multidisciplinar pode ajudar nesta gestão? O que deve ser priorizado no desenvolvimento de novas estratégias para combater as resistências antimicrobianas?

Drª Isabel Neves
Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Infeciologia da ULSM;
Diretora do Serviço de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSM;
Coordenadora do Programa de Apoio à Prescrição Antibiótica (PAPA) da ULSM

Dr. Paulo Mergulhão
Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos e PPCIRA no Hospital Lusíadas;
Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados intensivos

Olho Clínico é um Podcast da MSD de atualização científica, direcionado exclusivamente a Profissionais de Saúde. O conteúdo do mesmo não tem por objetivo induzir qualquer alteração de comportamento na prescrição ou toma de medicamentos. PT-NON-03420 12/2024