Capítulo 5: Anos 2010, o retorno de Moraes à Praça e o seu último Carnaval


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Feb 17 2021 39 mins   4

Contar a história dos Carnavais de Moraes é contar a história da própria folia nos últimos 45 anos. Do chão da praça, Moraes subiu o caminhão e tornou-se o primeiro cantor do trio. Promoveu o encontro de culturas, criticou a comercialização da festa, irritou-se, exilou-se e retornou para mostrar que tinha razão: o Carnaval não precisa de cordas.


Nesse quinto e último episódio, tratamos do retorno do músico ao Carnaval de Salvador, a partir de 2010, após sete anos de exílio no Recife. E o melhor: num trio pipoca, como ele sempre desejou e lutou para conquistar. De volta, o mestre encontrou uma nova fase da festa: a indústria do Axé Music começava a perder força e o folião passou a exigir que as cordas fossem retiradas dos trios.


Tratamos também dos seus derradeiros Carnavais, que contaram com uma obra do destino. Nos seus três últimos anos, Moraes se apresentou na Praça Castro Alves. Sim, naquele mesmo chão que presenciou toda a sua obra: o viu despertar para a folia, tornar-se o primeiro cantor do trio, arrastar multidões, apresentar clássicos para a eternidade. Enfim, da Praça à Praça, Moraes fez a história.