A libertação de reféns do Hamas e prisioneiros de Israel marcou a primeira semana do cessar-fogo na faixa de Gaza. O grupo extremista libertou três reféns israelenses, enquanto Israel libertou 90 palestinos. E neste sábado (25), há a expectativa da libertação de mais reféns.
A primeira etapa da trégua começou há uma semana, depois de 15 meses da guerra e a expectativa é que, no total, 33 reféns israelenses e 900 prisioneiros palestinos sejam entregues. O acordo, intermediado pelos Estados Unidos e pelo Catar, é dividido em três fases.
Enquanto isso, militares de Israel devem recuar, afastando-se das áreas mais povoadas de Gaza para permitir que palestinos voltem para casa. Além disso, está prevista a entrada diária de centenas de caminhões de ajuda humanitária no território palestino.
O Hamas atacou Israel em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e levando 251 de volta para Gaza como reféns.O ataque desencadeou uma enorme ofensiva israelense em Gaza, durante a qual mais de 46.800 palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.
Para falar sobre os próximos passos deste “tratado de paz” o Palavra Aberta recebe o professor de Geopolítica da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais e Diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Danny Zahreddine. Além dele, o doutor em ciência política (UFPE) e gerente de conteúdo da StandWithUs Brasil e integrante do The Philos Project – dedicado a acompanhar a situação no Oriente Médio, Igor Sabino.
Sobre o podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.