A virada do dia 24 para o 25 de janeiro de 1835 marca o início da Revolta dos Malês, em Salvador (BA). Início e fim, porque o levante durou apenas algumas horas.
Embora os africanos escravizados e libertos tenham traçado o plano com meses de antecedência, no momento em que a população ia tomar as ruas para começar a revolta, um grupo foi surpreendido por uma batida policial, obrigando os revolucionários a abortarem o planejamento e irem pras ruas sem a articulação prevista.
“Eles tinham uma estratégia de levantar o principal foco do escravismo na Bahia, que eram os engenhos de açúcar no Recôncavo, mas foram barrados no caminho, logo na saída da cidade, em Água de Meninos, onde estava a tropa de polícia montada”, explica o historiador João José Reis, um dos mais renomados especialista sobre o tema.
“Aí aconteceu um verdadeiro massacre, onde morreram entre 60 e 50 rebeldes. E alguns, inclusive, afogados, que tentaram fugir pelo mar, mas não sabiam nadar”, lembra o professor em entrevista ao programa Bem Viver desta sexta-feira (24), quando se completam 190 anos do levante.
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
24-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Reprodução/ Nós Transatlânticos
O post Se Revolta dos Malês tivesse vingado, o Haiti poderia ser aqui, defende historiador João José Reis apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.