Erika Hilton: esquerda está ‘refém’ das big techs e sair desse ‘labirinto’ exige ocupar as ruas


Episode Artwork
1.0x
0% played 00:00 00:00
Jan 27 2025 60 mins   1

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) foi a única personalidade no meio político que conseguiu fazer frente à onda de fake news que atacaram a medida da Receita Federal que aprimorava a fiscalização sobre o Pix.


O vídeo da parlamentar ultrapassou 100 milhões de visualizações poucos dias depois de ser postado. A publicação foi uma resposta direta ao material postado por Nikolas Ferreira (PL-MG) que trazia desinformação sobre a normativa do governo.


Hilton relata que recebeu uma enxurrada de ataques transfóbicos, misóginos e racistas momentos após a publicação. Um deles citava que a deputada seria alvo de um projeto “Ronnie Lessa 2.0”, fazendo referência ao assassino condenado e preso da vereadora Marielle Franco.


“O ódio, a misoginia e a violência transfóbica e racista com a qual eu fui tratada e sou tratada constantemente nas redes sociais é uma característica do fato de eu ser uma mulher transsexual, negra, ocupando um espaço que os homens acham que deveria ser apenas deles. Tendo a ousadia, como diria Carolina Maria de Jesus, e a coragem de falar aquilo que eu acredito que deve ser falado”, afirma em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (27).


Campanha


Aqui, a luta é pauta!_


Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.


O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.


Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.


Vem com a gente nessa luta?

_ Apoie. Leia. Lute.


Receba notícias no seu e-mail:

Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.


Ficha técnica:


27-01-25- PROGRAMA BEM VIVER

Veículo – Rádio Brasil de Fato

Tempo: 01:00:00

Apresentação: Lucas Weber

Roteiro: Daniel Lamir

Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir

Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche

Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena

Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio

Direção Executiva: Nina Fideles

Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados


O post Erika Hilton: esquerda está ‘refém’ das big techs e sair desse ‘labirinto’ exige ocupar as ruas apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.