Embora Gal Costa sempre tenha sido um referência para a cantora Catto, ela não pensava que faria um show em homenagem, muito menos uma turnê e a gravação de um álbum.
Hoje, após ter passado 2024 rodando o país com o repertório, Catto tem uma interpretação mais consolidada do verso “belezas são coisas acessas por dentro”, da canção Lágrimas Negras, que dá nome ao trabalho de tributo à cantora baiana falecida em 2022.
“O que eu sinto pela obra da Gal é sobre a vitória da beleza. Entender a beleza como uma arma de vitória interna, porque eles estão tentando matar a gente por dentro. É a alma da galera que está sendo roubada também, sabe?”, resume Catto em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (29), dia Nacional da Visibilidade Trans.
Segundo ela, embora o trabalho tenha sido lançado oficialmente ano passado, toda a composição do show e montagem de repertório é uma resposta aos anos de governo Bolsonaro.
“Eu conversei muito com a Johnny Hooker sobre isso, na época do antigo presidente. Esse disco tem muito a ver com tudo que a gente viveu recentemente, é um reflexo de tudo o que a gente viveu nesses últimos tempos. Foi ontem.”
“Ainda está dentro de mim essa revolta que eu sinto. Eu acho que ser maravilhosa, ser potente, se sentir bem e ser feliz é o mínimo que a gente tem que fazer num lugar desses”, diz.
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
29-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Danilo Zocatelli – @danilozc
O post ‘Arte sempre foi o meu superpoder’, afirma cantora Catto sobre combate à transfobia apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.