A enfermeira Cátia Vieira foi a primeira pessoa que recebemos em casa logo após o nascimento da nossa bebé! Desta vez, recebi-a no nosso podcast para uma conversa profundamente reveladora sobre Ressignificação do Trauma Perinatal.
E se te disséssemos que o trauma de parto dos nossos filhos é, no fundo, uma retraumatização do nosso próprio nascimento? Quanto da nossa história se funde nas histórias dos nossos filhos e quanta responsabilidade temos pela nossa própria libertação, por nós e por eles? 🤍
Olhando para a maternidade como um portal de conexão entre o passado e o futuro, onde o nascimento do bebé ativa memórias da mãe e dores da sua infância, neste episódio falámos sobre:
- Função do trauma;
- O parto na perceção do bebé;
- Repetição de padrões e lealdade invisível;
- Ressignificar a nossa infância para uma educação positiva;
- A representação do nosso nascimento no nosso dia-a-dia;
- A brincadeira como regulação emocional;
- Superproteção dos filhos;
- Despertares noturnos;
- Ansiedade de separação;
- Reparar danos na educação.
Este é um podcast para quem quer olhar para a sua origem manifestada nas suas experiências - principalmente gravidez e parto - e trazer mais consciência à parentalidade. 🫂 Partilha este episódio com quem está num caminho de cura e resgate do poder pessoal!
Muito obrigada querida Cátia @catiavieirageraramor pela clareza que nos trazes com a tua visão 🙏🏼
🎬 @vascoduarteabranches
@antoniobarbot
@culturafnac @acontececultura
Assiste ao episódio completo no nosso canal de YouTube e Spotify e partilha com quem está num caminho de cura e resgate do seu poder pessoal